Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Em reunião de servidores, IEF apresenta balanço anual e planejamento 2023

PDFImprimirE-mail

Foto: Robson Santos/Ascom
ief-final-de-ano-dentro
O evento marca também o encerramento das atividades comemorativas pelos 60 anos de fundação do IEF

Cerca de 150 servidores das 14 regionais do Instituto Estadual de Florestas (IEF) em Minas Gerais estiveram reunidos, entre os dias 19 e 21/12, para encontro anual de alinhamento estratégico. Durante a reunião, foram apresentados os principais resultados alcançados pelo órgão em 2022 e o planejamento de ações previsto para o próximo ano. O evento marca também o encerramento das atividades comemorativas pelos 60 anos de fundação do Instituto.

Durante a abertura do evento, a diretora-geral do IEF, Maria Amélia Mattos, lembrou da importância do trabalho coletivo para a conquista dos bons resultados alcançados em 2022. “Vemos nos olhos dos servidores o orgulho que eles têm de fazer parte da história do IEF nestes 60 anos. O interesse na superação dos desafios em parceria e o respeito mútuo entre os colegas. E essa, na minha opinião, é uma das grandes marcas do IEF”, salientou.

PROTEÇÃO À FAUNA

Entre as principais entregas de 2022, a diretoria do IEF destacou a criação de 74 novas Áreas de Soltura de Animais Silvestres (ASAS) para recepção dos animais atendidos e reabilitados nos cinco Centros de Triagens e Recuperação de Animais Silvestres (Cetras) existentes no Estado. No total, foram recebidos 8.189 animais nos centros de reabilitação do IEF ao longo do ano. Destes, 5.329 foram plenamente reintegrados à natureza, número que representa 63% de solturas promovidas.

 

Em 2023, está prevista a criação de dois novos Cetras em Minas Gerais, nos municípios de Gouveia, no Alto Jequitinhonha e Januária, no Norte de Minas; além da assinatura de três Termos de Cooperação com ONGs e Universidades para realização de atendimentos de urgências nas regionais do Estado.

“Estamos também em fase final de elaboração da minuta do Projeto de Lei que pretende instituir a Política Estadual de Proteção à Fauna Silvestre em Minas Gerais e iremos trabalhar pela sua aprovação na Assembleia Legislativa já no próximo ano”, frisou a diretora de Proteção à Fauna do IEF, Adriana Spagnol.

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

O trabalho de administração e manutenção das 94 unidades de conservação existentes em Minas Gerais foi responsável, em 2022, pela realização de 16 cursos de formação de brigadistas florestais no Estado, capacitando 360 brigadistas com recursos provenientes de Compensação Florestal Minerária (CFM).

 

Outra entrega relevante na área foi a elaboração ou revisão de seis Plano de Manejo de unidades de conservação aprovados na Câmara Técnica de Proteção à Biodiversidade (CPB), órgão colegiado que integra o Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), com expectativa de quatro novos planos aprovados até 31/12.

“Em 2023, pretendemos dar continuidade ao trabalho de revisão dos planos de manejo das UCs estaduais com a aprovação de seis novos planos junto à CPB, além de ampliar a contratação de brigadistas para atuar durante o período crítico de incêndios florestais”, disse o diretor de Unidades de Conservação do IEF, Breno Lasmar.

GEOTECNOLOGIA

Entre as ações de monitoramento e controle promovidas pelo IEF em 2022, o grande destaque foi a eliminação do passivo de processos de intervenção ambiental, que era de 3.500 processos aguardando análise em 2018, e a detecção de 40 mil hectares desmatados para recuperação dentro do Monitoramento Contínuo da Cobertura Vegetal realizado no Estado.

 

Em 2023, deverá ser implementada uma ferramenta de monitoramento para detecção automatizada da cobertura vegetal. “Atualmente, o trabalho de detecção é feito por servidores. A automatização vai ampliar as possibilidades de monitoramento por meio de algoritmos dotados de inteligência artificial e aprendizado de máquina”, explica o diretor de Controle, Monitoramento e Geotecnologia do IEF, Flávio Aquino.

Também deverão ser publicados, já no próximo ano, os módulos de Declaração de Colheita Florestal (DCF) e Controle de Atividades Florestais (CAF) na plataforma pública MG Florestas, ferramenta responsável pelo cadastramento e controle de florestas plantadas com espécies nativas ou exóticas em Minas Gerais.

CONSERVAÇÃO DE ECOSSISTEMAS

A conservação e recuperação de Ecossistemas promovida pelo Estado alcançou, em 2022, a marca de 27.549,60 hectares de áreas destinadas à manutenção e restauração. Mais de 670 mil mudas produzidas nos viveiros do IEF foram também doadas para utilização em ações de reflorestamento. Cerca de 190 hectares foram plantados dentro do Projeto Conexão Mata Atlântica, conjuntos de ações responsável pela manutenção do clima e biodiversidade no corredor Sudeste da Mata Atlântica brasileira.

Implementado em 2022, o PRA – Produzir Sustentável foi responsável pela realização de 15 eventos técnicos, atingindo um público de aproximadamente 1.300 participantes. O Programa de Regularização Ambiental (PRA) tem como objetivo incentivar a regularização ambiental de imóveis rurais, protegendo e recuperando a vegetação nativa de Minas Gerais.

“Temos como meta a realização de 44 mil análises dentro do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a adesão de 4.400 imóveis rurais ao PRA. Pretendemos também formalizar o pagamento de 1.728 beneficiários dentro do Programa Bolsa Verde”, adiantou o diretor de Conservação e Recuperação de Ecossistemas do IEF, Cézar Cruz.

PREMIAÇÃO

 

Ainda durante o evento, foram premiadas as Unidades Regionais de Florestas e Biodiversidade (URFBio) que apresentaram os melhores desempenhos em 2022 nas categorias melhor Viveiro, melhor desempenho no Programa de Eficiência Ambiental (PEA), maior performance na análise de processos de Declaração de Colheita Florestal (DCFs), Intervenção Ambiental e Requerimentos.

Confira os vencedores por categoria:

- MAIOR CONTRIBUIÇÃO PARA O ATINGIMENTO DE PEA

 

1º lugar: URFbio Norte (12,76%)

2º lugar: URFBio Jequitinhonha (11,21%)

3 º lugar: URFbio Noroeste (11,07%)

- MAIOR PRODUÇÃO DE MUDAS (VIVEIRO)

 

1º lugar: URFBio Alto Paranaíba (19,01%)

2º lugar: URFbio Norte (13,47%)

3º lugar: URFBio Noroeste (11,30%)

- MAIOR PERFORMANCE NA ANÁLISE DE DCFS

 

1º lugar: URFBio Centro Sul

2º lugar: URFBio Rio Doce

3º lugar: URFBio Centro Oeste

- MAIOR PERFORMANCE NA ANÁLISE DE PROCESSOS DE INTERVENÇÃO AMBIENTAL

 

1º lugar: URFBio Triângulo

2º lugar: URFBio Alto Paranaíba

3º lugar: URFBio Centro Oeste

- MAIOR PRODUTIVIDADE NA ANÁLISE DE REQUERIMENTOS

 

1º lugar: URFBio Rio Doce (2.129/servidor)

2º lugar: URFBio Metropolitana (1.274,4/servidor)

3º lugar: URFBio Mata (889,4/servidor)


>>CLIQUE AQUI E CONFIRA AS FOTOS DA PREMIAÇÃO<<

 

Edwaldo Cabidelli
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades