Ações do Projeto Conexão Mata Atlântica e Bosques Modelo são avaliadas na Zona da Mata

Divulgação Sisema

ImageBosque3interna

Encontro aconteceram em Pedra Dourada e São Francisci do Glória

Foi realizada, na última semana, no município de Pedra Dourada, na Região da Zona da Mata, reunião final anual para avaliação das ações desenvolvidas em 2022 no âmbito do Projeto Conexão Mata Atlântica e de Bosques Modelo em Minas Gerais. A reunião contou com a participação de todos os componentes executores do Projeto e de seu Gestor Financeiro, a Finatec.

“Tivemos a participação de três diferentes estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, além da participação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), com a representação da Diretoria de Projetos Ambientais e Instrumentos Econômicos (DPAI), que apresentou as possibilidades de novos financiamentos e como buscá-los”, afirmou o analista ambiental do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e coordenador do Projeto Conexão Mata Atlântica, Marcelo Araki.

Os componentes executores apresentaram as atividades desenvolvidas e os resultados alcançados até o momento. Também participaram o Prefeito de São Francisco do Gloria, Walace Ferreira Pedrosa e a integrante da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental- (CIEA) Zona da Mata, Betty Giovannoni Oliveira, além do analista ambiental do IEF, Renato Gomes.

No segundo dia de reunião foi realizada uma visita técnica na unidade modelo do Projeto Fazenda Santa Cruz, no município de São Francisco do Glória. Na propriedade, os participantes visitaram as áreas com atividades desenvolvidas pelo Projeto sendo elas: Integração Lavoura Pecuária e Floresta; Integração Lavoura e Floresta; Plantio de Mogno Africano; Sistema Agroflorestal (café com abacate); áreas de mecanização do solo com finalidade de evitar erosões como as Barraginhas e a área de restauração ambiental em uma nascente seca antes da implantação no projeto.

No último dia do evento, os convidados conheceram o Parque Estadual Serra do Brigadeiro, uma das mais importantes reservas de Mata Atlântica do Estado. O Gerente do Parque, Chico da Mata, contou um pouco sobre a história da Unidade de Conservação e os participantes fizeram uma trilha.

O evento teve como resultado a união de todos os participantes na intenção de continuidade do projeto, tendo em vista sua finalização prevista para janeiro de 2023, visando a busca por novas fontes de financiamento e novas parcerias.

Bosque Modelo

Ainda na região da Serra da Mantiqueira, representantes do IEF realizaram, no dia 15 de dezembro, a Reunião do Bosque Modelo em São Francisco do Glória. Foi a primeira reunião de implementação de governança do território por meio do Bosque Modelo Mata Atlântica.

O evento contou com a participação de prefeitos e secretários dos municípios de São Francisco do Glória, Divino, Fervedouro, Carangola, Miradouro e Faria Lemos, além da Emater de São Francisco do Glória, Sindicatos Rurais, dentre outros participantes.

Na reunião, foi apresentado o conceito do Bosque Modelo e seus princípios, e também o Bosque Modelo Mata Atlântica, criado em 2004 pelo IEF, com a Rede Latino-americana de Bosque Modelo cuja sede é no Canadá.

De acordo com o coordenador do Conexão Mata Atlântica e analista ambiental do IEF, Marcelo Araki, foi um momento de discussão sobre a melhor forma de gestão de território e de todos os benefícios de estarem unidos em prol do desenvolvimento e fortalecimento local. “O IEF disponibilizará os documentos para criação do grupo gestor Ato de Fundação e regimento interno, para gestão territorial dos municípios participantes”, disse.

Para efetivação das ações são envolvidos vários atores locais e externos para uma melhor gestão territorial, com foco em diversas áreas, como saúde, educação, meio ambiente, agricultura, social, sustentabilidade, entre outros temas de importância para os territórios.

O que é o Bosque Modelo?

O Bosque Modelo (BM), também conhecido como Floresta Modelo, é um processo social, inclusivo e participativo que procura o desenvolvimento sustentável de um território e, portanto, contribui para alcançar objetivos globais de redução da pobreza, mudanças climáticas, luta contra a desertificação e metas de sustentabilidade.

Os princípios que orientam sua implementação são o associativismo, a gestão da paisagem, o compromisso com a sustentabilidade, a governança, o planejamento de médio e longo prazo e o intercâmbio de conhecimentos, além da construção de capacidades e do trabalho em rede.

O conceito foi elaborado no Canadá na década de 1980 a fim de orientar a gestão de suas áreas protegidas e conseguir o envolvimento da população do entorno com a simultânea geração de renda para os atores locais. Em 1992, ele foi apresentado ao mundo na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

A Rede Latino-Americana de Florestas Modelo (RLABM), estabelecida em 2002, e cuja equipe de gestão está sediada no Centro Agrícola Tropical de Pesquisa e Ensino Superior (CATIE) na Costa Rica, representa a maior associação regional de Florestas Modelo.

Os objetivos estratégicos do RLABM são: fortalecer as iniciativas de gestão participativa da paisagem promovidas pelos Bosques Modelo da região; promover a adoção de boas práticas de produção e conservação de recursos naturais validadas nos Bosques Modelo da região latino-americana e contribuir para o alcance do desenvolvimento sustentável.

Outro objetivo é garantir que as diversas necessidades, interesses e experiências de mulheres, homens e jovens em relação à paisagem sejam parte integrante do desenho, implementação, monitoramento e avaliação de políticas, programas e projetos de Florestas Modelo na região.

Emerson Gomes