Unidades regionais do Sisema são premiadas pelos resultados de 2022

Foto: Ingrid Báo/Ascom Sisema
Sisema Ingrid dentro
Supram Leste foi condecorada com premiação na categoria Geral

O desempenho das unidades regionais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) durante o ano de 2022 foi reconhecido nesta quarta-feira (14/12), em solenidade realizada em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, na Região Central de Minas. As homenagens foram entregues às Superintendências Regionais de Meio Ambiente (Suprams), Unidades Regionais de Florestas e Biodiversidade (URFBio) e Unidades Regionais de Gestão das Águas (Urgas).

Ao todo, três Suprams foram homenageadas em cada uma das oito categorias: processamento do Núcleo de Apoio Operacional (NAO) e conformidade de sistemas; atendimento aos órgãos de controle, como Advocacia Geral do Estado (AGE) e Ouvidoria Geral do Estado (OGE); atendimento de denúncias e requisições; processamento de autos de infração; fiscalização ambiental; controle ambiental; licenciamento ambiental, além de uma categoria geral.

Além disso, três Urgas receberam prêmio na categoria outorga. Já as URFBios foram avaliadas na categoria intervenções ambientais, sendo que três unidades receberam a condecoração.

Os prêmios foram entregues pela secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo; pelo diretor-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marcelo da Fonseca; pela diretora-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF) Maria Amélia de Coni e Moura Mattos Lins e pelo diretor de Unidades de Conservação, Breno Esteves Lasmar. O presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Renato Brandão, também participou da solenidade.

Solenidade

Durante a manhã, foi realizada uma dinâmica promovida pela Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (SGDP). Na ocasião, o setor reuniu os servidores para aprimorar o planejamento, organização, trabalho em equipe, criatividade e comunicação dos presentes.

Foto: Divulgação/Sisema
dinamica 600
Dinâmica reuniu centenas de servidores antes da premiação das unidades regionais

Já na parte da tarde, as equipes das Suprams, Urgas e URFBios foram premiadas. Na abertura da solenidade, a secretária Marília Melo reconheceu os esforços de cada equipe para alcançar os melhores resultados e destacou, ainda, os desempenhos do IEF e do Igam para zerar os passivos de processos de intervenção ambiental e de outorgas, respectivamente.

“O trabalho de todos vocês, é um trabalho de muito mérito. Fico muito feliz pelos resultados que conseguimos ter esse ano. O Igam zerou o passivo de outorgas e o IEF está zerando o passivo de intervenção ambiental neste ano. E estamos trabalhando para zerar o licenciamento ambiental, também”, disse Marília.

O diretor de Unidades de Conservação do IEF, Breno Lasmar, creditou o diálogo entre a equipe para avançar nos resultados em 2022. “Tudo o que acompanhamos ao longo desses anos e todo o esforço que vem sendo realizado dentro do IEF para liquidação dos nossos passivos e melhorias dos serviços, mostra o resultado que entregamos para a sociedade”.

Já o diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca destacou, além da finalização de passivos de processos de outorgas, a redução de tempo de análises dos referidos documentos. A meta, agora, é a finalização do Sistema de Outogas. A equipe conseguiu encaminhar todos os processos em agosto deste ano, quatro meses antes do prazo inicial, que era dezembro.

“Em 2018, havia 25 mil processos de outorgas e o desafio era finalizá-los até dezembro deste ano. Na nossa construção fizemos um planejamento como a revisão de normas e o sistema de outorgas, que ainda não conseguimos entregar. Chegamos ao fim da missão em agosto sem o sistema. Isso para mim foi uma surpresa muito grata, pois a equipe, além de dedicada, não esmoreceu hora nenhuma com as dificuldades de sistemas. Nós ainda temos muito a avançar”, afirmou.

O presidente da Feam, Renato Brandão, ressaltou que o órgão, mesmo não tendo unidades regionais, apoia todo o aparato do Sisema no Estado com um objetivo: garantir a melhoria da qualidade ambiental em Minas.

"Eu sempre ressalto que a Feam não tem regionais, mas estamos à disposição para apoiar as Suprams nos temas de expertise da fundação. Recentemente participamos de reuniões com os superintendentes para levar o que a Feam tem feito e o que isso reflete no licenciamento, sempre trazendo esse objetivo, que é comum no Sisema, a melhoria da qualidade ambiental. Parabéns a todos pelo trabalho desenvolvido”, concluiu.

A solenidade também homenageou diversos dirigentes do Sisema que se destacaram em fiscalização e proteção ambiental em 2022. A premiação foi promovida pela subsecretaria de Fiscalização Ambiental e denominada de Challenge Coin, na qual os servidores foram congratulados com uma moeda comemorativa.

Confira as unidades regionais vencedoras por categoria

Licenciamento Ambiental:

3º lugar - Supram Noroeste

Processamento NAO e conformidade de sistemas:

2º lugar – Supram Central-Metropolitana
3º lugar - Supram Zona da Mata

Atendimento aos órgãos de controle (AGE e OGE):

1º lugar - Supram Leste e Supram Noroeste (empate)
2º lugar - Supram Alto São Francisco
3º lugar - Supram Sul

Fiscalização Ambiental:

1º lugar - Supram Leste