Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Encontro reúne gerentes de unidades de conservação mineiras

PDFImprimirE-mail

Divulgação Sisema

EncontroGerentes03 - 16112022interna

Encontro reuniu gestores das 93 unidades de conservação estaduais

 

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) realiza, entre os dias 16 e 18 de novembro, o Encontro de Gerentes de Unidades de Conservação 2022. A atividade, realizada virtualmente, conta com a participação dos gestores das 93 unidades sob a gestão do Estado.

 

Durante os dois dias do evento, palestrantes de diferentes áreas do IEF falarão sobre temas relacionados à rotina das unidades de conservação. Os gerentes também poderão compartilhar, durante toda a programação, dúvidas, experiências e conhecimentos.

 

Durante a abertura do evento, a diretora-geral do IEF, Maria Amélia de Coni e Moura Mattos Lins citou a importância do alinhamento como um espaço para compartilhamento de ideias e experiências. “A troca é importante, já que podemos utilizar da experiência do outro”, afirmou. “Por isso saber o que está sendo feito em outras unidades é importante”, destacou.

 

Maria Amélia Lins citou a confecção de placas de orientação como um exemplo de experiência que pode ser realizada entre equipes de unidades de conservação. “A construção, quando é feita em duas vias é mais sólida”, ressaltou. Ela lembrou, ainda, que Minas Gerais e cada uma de suas unidades de conservação têm suas especificidades que precisam ser observadas.

 

Segundo o diretor de Unidades de Conservação do IEF, Breno Lasmar, o Encontro de Gerentes é um dos mais importantes programas da agenda da Diretoria de Unidades de Conservação do IEF, que tem a sua retomada pós-pandemia neste ano de 2022. “Estamos muito felizes de poder trazer de volta esse ambiente de debate, discussões, aperfeiçoamentos e atualizações com todos os gestores de ponta do IEF, das nossas UCs”, afirmou. “Por serem uma das portas de entrada do cidadão ao IEF, é muito importante que estejamos todos bem alinhados dos nossos trabalhos, das diretrizes institucionais e, principalmente, dos programas, projetos e ações de melhoria das áreas protegidas do Estado”, completou.

 

PALESTRAS

 

Após a rodada de apresentações, que abriu o evento no dia 16/11, a primeira palestra foi da diretora de Desenvolvimento de Pessoas (DIDP) da Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (SGDP), Flávia Danielle Mendes, que abordou o tema: “Gestão de pessoas, gestão de conflitos e planejamento das ações”.

 

O período da tarde contou com uma apresentação de resultados e planejamento de cada uma das áreas do IEF: Proteção a Fauna; Unidades de Conservação; Controle, Monitoramento e Geotecnologia; Conservação e Recuperação de Ecossistemas; e Administração e Finanças.

 

Na quinta (17/11), as apresentações começam com o tema “Planejamento de Regularização Fundiária de UCs, Banco de Áreas e Indicadores de priorização”, conduzida por Mariana Fialho, gerente de Compensação Ambiental e Regularização Fundiária. Na sequência, Paulo Fernandes Scheid e Gladson de Oliveira falam sobre o Banco de dados da Diretoria de Unidades de Conservação. Encerrando as apresentações do dia, Rodrigo Bueno Belo, da Gerência de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, apresenta o Manejo Integrado do Fogo (MIEF) como ferramenta para a conservação.

 

No terceiro e último dia de atividades (18/11), a programação será aberta pela gerente de Unidades de Conservação, Letícia Horta Vilas Boas, que abordará as novas diretrizes do IEF para a elaboração e revisão de planos de manejo, criação de unidades de conservação e a participação social.

 

Cristiane Froes, analista ambiental da Gerência de Unidades de Conservação, apresentará as normas de Uso Público em planejamento no IEF. Por fim, Cecília Vilhena, do Núcleo de Projetos Especiais (NPE), falará sobre o Programa de Concessão (PARC), atualmente em curso para a concessão de serviços em unidades de conservação.

 

Para o ano de 2023, a Diretoria de Unidades de Conservação inseriu em seu planejamento a realização do Encontro de Gerentes em modalidade presencial, cuja programação e datas serão disponibilizados em breve.

 

Emerson Gomes

Ascom/Sisema  

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades