Oficina busca ações de regularização ambiental em assentamentos

Divulgação Sisema

FIP Oficinainterna

Oficina abordou Projeto Gestão Integrada da paisagem no Bioma Cerrado

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) realizou, nos dias 08 e 09 de novembro, a Oficina Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Assentamentos. O trabalho tem o apoio do Projeto FIP (Programa de Investimento Florestal, em português) Paisagens Rurais, que é o Projeto Gestão Integrada da Paisagem no Bioma Cerrado. A intenção é iniciar ações e discussões para os assentamentos em Minas Gerais.

A ação teve a participação de representantes do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Cooperação Técnica Alemã GIZ e das Unidades Regionais de Florestas e Biodiversidade do IEF.

O Projeto “Gestão Integrada da Paisagem no Bioma Cerrado”, também chamado de Projeto Paisagens Rurais, tem como objetivo o fortalecimento da adoção de práticas de conservação e recuperação ambientais. Também estimula práticas agrícolas sustentáveis ??de baixa emissão de carbono em bacias selecionadas do bioma Cerrado, incluindo ações em Assentamentos da Reforma Agrária.

“Sabendo da importância do alinhamento e de elaboração de procedimentos específicos voltados para a realidade dos assentamentos, o Projeto FIP Paisagens ofereceu como produto a realização desta Oficina”, explica a coordenadora do CAR do IEF, Mariana Megale.

Em Minas Gerais o apoio das ações do Projeto FIP Paisagens ocorre na Bacia do Triângulo Mineiro e tem o objetivo de impulsionar a regularização ambiental dos imóveis rurais assistidos pelo projeto.

“O Projeto FIP Paisagens Rurais vem para integrar e agregar as ações do IEF para a implementação da Política de Regularização de Imóveis Rurais no estado de Minas Gerais”, explica Mariana Megale. “Inserir a temática dos assentamentos nas discussões do IEF, órgão gestor do CAR no estado de MG, junto de entidades afetas ao tema é de grande importância e trará benefícios que amparam e impulsiona a política de regularização ambiental, que é extremamente importante, de forma que converge com as ações de conservação e ganho de escala na recuperação ambiental na cobertura vegetal do estado”, destaca.