Nova Estação de Tratamento de Esgoto, em Ribeirão das Neves, irá beneficiar cerca de 60 mil pessoas

Foto: Divulgação/Semad

ETE Riberão das Neves4 Dentro

A ETE já está em funcionamento, consolidando a ampliação de atendimento da Copasa que passa a atender 70% da população do município, aproximadamente 248 mil pessoas

Mais uma cidade em Minas Gerais é beneficiada pelo avanço da universalização do saneamento no estado.  Nesta quarta-feira (26/10), foi inaugurada, oficialmente, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Santinho, no município de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A ETE garante coleta e tratamento de esgoto a 60 mil moradores da região, com recursos de R$ 49,2 milhões do Governo Federal e da Companhia de Saneamento de Minas (Copasa).

A cerimônia de inauguração da ETE Santinho ocorreu em Ribeirão das Neves e contou com a presença do ministro de Estado de Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira; o presidente da Copasa, Guilherme Faria; e o prefeito da cidade Junynho Martins. Representando o Governo de Minas, estiveram presentes o secretário-geral do Governo de Minas, Matheus Simões; a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo; e o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco.

O ministro enfatizou a importância da Política Nacional de Saneamento Básico no Brasil, o conhecido novo Marco do Saneamento, para a qualidade de vida da população brasileira. “Estamos inaugurando, neste governo, obras que estavam paradas. Há no Brasil, cerca de 100 milhões de pessoas sem esgoto tratado, aproximadamente 5,5 mil piscinas de esgotos não tratados no Brasil”, alertou, dizendo ser imprescindíveis políticas públicas como as adotadas em Minas, para mudar essa realidade.

“Essa inauguração representa um significativo ganho para qualidade ambiental de todo o estado. O lançamento do esgoto tratado vai para o ribeirão da Mata que, na sequência, chega ao Rio das Velhas, que é o principal manancial de abastecimento da Região Metropolitana de Minas Gerais, além de ser um dos principais afluentes do Rio São Francisco”, enfatizou a secretária Marília Melo.

O secretário-geral do Governo de Minas, Matheus Simões, cobrou celeridade para o projeto do Executivo que está na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e que apresenta o modelo de regionalização para os serviços de saneamento básico e descarte de resíduos em Minas. “Este projeto está parado na ALMG e precisamos que ele seja aprovado para avançarmos na universalização do saneamento em Minas”, disse.

ATENDIMENTO

Inaugurada oficialmente pela Copasa e pelo Ministério de Desenvolvimento Regional, a ETE já está em funcionamento, consolidando a ampliação de atendimento da Copasa que passa a atender 70% da população do município, aproximadamente 248 mil pessoas. O valor investido na ETE foi de R$ 49,2 milhões, por meio de aportes da Caixa Econômica Federal e da Copasa. A companhia construiu novas redes e interceptores para 18 mil ligações de imóveis ao sistema. Um total de 22,5 mil imóveis serão beneficiados.

O tratamento dos esgotos na bacia da ETE Santinho contribuirá para melhora da qualidade das águas do ribeirão da Mata e, consequentemente, do Rio das Velhas. As cidades beneficiadas com essa melhora na qualidade das águas, além de Ribeirão das Neves, são:  Pedro Leopoldo, Confins, São José da Lapa, Vespasiano e Santa Luzia. Com a nova ETE, Ribeirão das Neves passou a ter quatro unidades de tratamento de esgoto.

ANÚNCIO

Durante a cerimônia de inauguração da nova ETE, o presidente da Copasa, Guilherme Faria, anunciou recursos para ampliar a capacidade de tratamento e coleta de esgoto no município. “A Copasa, já nos próximos dois anos, tem aqui em Ribeirão das Neves algo em torno de R$ 15 milhões em investimentos para serem feitos, ampliando essa cobertura de esgoto tratado na cidade. Então, nos próximos dois anos, com essas obras concluídas, a gente ultrapassa a marca de 90% da população urbana de Neves com seu esgoto coletado e devidamente tratado”, disse.

Luciane Evans