Unidades de Conservação estaduais abrem prazo para renovação de conselhos consultivos

Foto: Evandro Rodney

Sagarana Dentro

O Parque Estadual de Sagarana é uma UC de Proteção Integral, sendo umas das mais importantes áreas protegidas do noroeste de Minas Gerais

Duas unidades de conservação estaduais estão com processo para renovação do mandato dos respectivos conselhos consultivos. Um deles é o Parque Estadual Sagarana, na região Noroeste do estado, e o outro é o Refúgio de Vida Silvestre Estadual dos Rios Tijuco e da Prata, na região do Triângulo Mineiro. Ambos são para o biênio 2022 a 2024.

Os integrantes dos conselhos têm a missão de discutir as questões relacionadas à gestão da unidade de conservação, com formação paritária, sempre que possível, entre órgão público e sociedade civil

O Conselho Consultivo do Parque Estadual de Sagarana  possui 16 vagas, sendo oito para titulares e oito para suplentes. As vagas destinadas são: quatro para representantes de órgãos públicos ambientais das esferas federal, estadual e municipal; dois representantes de comunidades científicas comprovadamente atuantes na UC ou em seu entorno; dois representantes das Secretarias de Segurança Pública e Defesa Social de MG; dois representantes da população residente e/ou do entorno da UC; dois representantes de instituição de ensino, pública ou privada com atuação na área de abrangência da UC; dois representantes da população residente ou do entorno da UC; dois representantes de instituição de ensino, pública ou privada, com atuação na área de abrangência da UC; dois representantes de empresas públicas e/ou de concessionárias de serviços públicos ou de sociedades de economia mista ou, ainda, de órgãos públicos afins aos objetivos da UC com atuação comprovada na área de abrangência da UC e dois representantes de associações cujo objetivo sejam afim à UC.

O prazo para cadastramento e inscrição dos interessados é entre os dias 1º e 18 de novembro. A eleição acontecerá no dia 1º de dezembro de 2022 e a divulgação do resultado do processo no dia 15 do mesmo mês.

Clique aqui para acessar o edital

Refúgio de Vida Silvestre Estadual dos Rios Tijuco e da Prata Tijuco e da Prata

O  Conselho Consultivo do Refúgio de Vida Silvestre Estadual dos Rios Tijuco e da Prata possui 18 vagas para titulares e 18 para suplentes. Serão distribuídas seis vagas  para órgãos públicos ambientais das esferas federal, estadual e municipal; quatro vagas  para a Secretaria de Segurança Pública; dois representantes de sindicatos de trabalhadores rurais ou urbanos atuantes na região; dois representantes de Comitês de Bacia Hidrográfica; dois representantes da comunidade científica comprovadamente atuantes na região da UC; dois representantes de organizações não governamentais ambientalistas; dois representantes de moradores das comunidades do entorno da unidade de conservação; quatro representantes do setor privado comprovadamente atuantes na região; quatro representantes de instituição de ensino superior pública ou privada; quatro representantes de empresa pública e/ou de concessionária de serviço público ou de sociedade de economia mista e dois representantes de associação cujos objetivos sejam afins à Unidade de Conservação, conforme Edital.

Mais informações sobre o processo, os prazos para envio de documentação, bem como das etapas do processo seletivo estão disponíveis, clicando aqui

As unidades

O Parque Estadual de Sagarana, situado no município de Arinos, é uma unidade de conservação de Proteção Integral, sendo umas das mais importantes áreas protegidas do noroeste de Minas Gerais. Em outubro de 2003, foi instituída no local a Estação Ecológica Estadual de Sagarana, sendo que no ano de 2018 tramitou na Assembleia Legislativa de Minas Gerais a recategorização da Estação Ecológica Estadual de Sagarana para o status de Parque Estadual. O Parque abriga uma diversidade de fauna e flora do bioma Cerrado e é responsável pela manutenção dos recursos hídricos da região.

O Refúgio de Vida Silvestre dos Rios Tijuco e da Prata é uma unidade de conservação de proteção integral, está localizado no Triângulo Mineiro, nas cidades de Ituiutaba, Campina Verde , Prata e Gurinhatã. Possui área de 9.750 hectares.

Emerson Gomes