Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Cetas recebe 1.234 aves silvestres apreendidas pela PM no Norte de Minas

PDFImprimirE-mail

 Foto: Divulgação/PMMG

aves-cetas-montes-claros-dentro

1.234 canários da terra apreendidos pela Polícia Militar durante fiscalização de rotina foram encaminhados para o Cetas Montes Claros

 

O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), administrado pelo Instituto Estadual de Florestas em Montes Claros, recebeu, na última terça-feira (11/10), 1.234 canários da terra apreendidos pela Polícia Militar durante fiscalização de rotina realizada na Rodovia LMG-653, próximo ao município do Norte de Minas. Dois suspeitos foram presos durante a ação e deverão responder por maus-tratos e transporte ilegal de animais silvestres. Após reabilitação e anilhamento, as aves serão reintroduzidas à natureza.

 

Segundo a Polícia Milita de Minas Gerais (PMMG), os animais estavam sendo transportados ilegalmente para Pernambuco, onde, segundo os suspeitos, seriam vendidos individualmente por cerca de R$ 15. Ao serem questionados, tanto o motorista quanto o passageiro do veículo apreendido não apresentaram a “Guia de Trânsito Animal”, considerado o documento oficial para transporte de animais no Brasil.

 

“Identificamos que os animais são recém-capturados. Desta forma, o trabalho de recuperação consiste na vermifugação e anilhamento das aves, além do tratamento daquelas que chegaram mais debilitadas. Infelizmente, 10 animais já se encontravam em óbito quando as gaiolas foram trazidas para o Cetas”, conta a veterinária do Cetas Montes Claros, Osmarina Aparecida Souza Santos.  

 

O trabalho de soltura das aves já reabilitadas teve início na quinta-feira (13/10) e será realizado, sob supervisão da equipe técnica do Cetas Montes Clatos, nas Áreas de Soltura de Animais Silvestres (Asas) cadastradas pelo IEF.

 

No Brasil, a legislação prevê reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda para o crime de maus-tratos aos animais. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3 da pena inicial.

 

Edwaldo Cabidelli

Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades