Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

IEF e Sistema FAEMG realizam curso de formação de condutores na Serra do Brigadeiro

PDFImprimirE-mail

Foto: Divulgação/IEF
Curso 600
Ao todo, 12 profissionais do entorno do parque participaram do curso

 

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Viçosa, realizaram, entre os dias 3 e 6 de maio, curso de formação de condutores no Parque Estadual Serra do Brigadeiro, em Araponga, na Zona da Mata mineira. O curso “A Arte de Conduzir em Trilhas e Roteiros” foi ministrado no auditório do Parque e teve duração de 32 horas.

As aulas foram ministradas pela instrutora Fernanda Corrêa da Silva. Além de habilidades básicas e gerenciais, foram abordados diversos temas relevantes para o desempenho da atividade de condutor, como Conhecimentos Básicos sobre Turismo; Cadeia Produtiva do Turismo; Impactos da Atividade Turística no Meio Rural; Perfil e Competência do Condutor de Turismo; Equipamentos, Utensílios e Alimentos para Trilhas; Técnicas Gerais de Condução; Planejamento para a Condução em Trilhas; Análise de Trilhas e Roteiros; e Elaboração de Roteiros para Comercialização.

O curso teve a participação de 12 profissionais do entorno do Parque Estadual Serra do Brigadeiro. Todos os alunos têm vínculo com atividades ligadas à condução de turistas e são moradores das comunidades do entorno do parque. É o exemplo da produtora rural Kátia Belo Martins, que não escondeu o entusiasmo ao falar do que aprendeu nas aulas.

“O curso foi maravilhoso. Foi ótimo para expandir a questão de turismo, de como receber as pessoas em nossa região. O curso deu muitas ideias que já estou correndo em casa para ver se coloco em prática. Fiz dois roteiros para receber os turistas. Estou mega animada”, celebrou Kátia.

APRENDIZADOS

O autônomo Leomir de Oliveira Ribas também ficou satisfeito com o que aprendeu durante os dias do curso. Ele detalhou como foram as aulas e destacou que os moradores do entorno do Parque Estadual Serra do Brigadeiro e os turistas serão os grandes beneficiados.

“No curso foi passado as técnicas de condução em trilhas e roteiros, desde a parte teórica até a parte prática. Fizemos a prática nas trilhas, na sede do parque. O curso foi de grande aprendizado para todos que fizeram parte dele. Muito conhecimento”, disse Leomir.

O gerente do parque, Francisco José de Oliveira Ramos, mais conhecido como Chico da Mata, salientou que o curso é de fundamental importância para quem atua na condução de turistas na região. “Foi de grande valia, não tenha dúvidas. Pelo que percebi no contato com os participantes, foi excelente. E já adianto que estamos organizando outros cursos por aqui”.

A ação faz parte do Programa de Concessão de Parques Estaduais (Parc), que tem como meta a realização de concessões ou parcerias em 20 Unidades de Conservação estaduais, dentre elas o Parque Estadual Serra do Brigadeiro.

A condução de visitantes em unidades de conservação estaduais administradas pelo Instituto Estadual de Florestas é regulamentada pela portaria IEF nº 25/2022, publicada em abril.

Matheus Adler
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades