Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

APA Fernão Dias tem aumento de quase 2000% no número de visitantes em 2022

PDFImprimirE-mail

Fotos: Matheus Adler
APA 600
Playground é um dos novos atrativos para as crianças que frequentam a APA
 

Uma das maiores áreas verdes da Região Metropolitana de Belo Horizonte, com 98,45 hectares, a Área de Proteção Ambiental (APA) Parque Fernão Dias, localizada em Contagem, registrou aumento de quase 2000% no número de visitantes somente em 2022. A Unidade de Conservação (UC), que contou com a visita de um público de 258 pessoas no mês de janeiro, fechou abril com 4.591 pessoas. Um crescente na ordem de 1.679%.

 

O crescimento foi ascendente nos quatro primeiros meses de 2022. Em fevereiro, por exemplo, a APA constatou um público de 811 pessoas. Em março, por sua vez, a UC registrou a visita de 2.942 pessoas. Os números são resultado de um Termo de Cooperação Técnica assinado entre o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a prefeitura de Contagem, em 2019. Enquanto o Estado gere a unidade, o município apoia com mão de obra e na estruturação do espaço.

 

O trabalho em conjunto entre o IEF e a prefeitura de Contagem ganhou mais um capítulo na última sexta-feira (6/5), com a cessão de um veículo por parte do Estado para a administração municipal. O carro apoiará os trabalhos dos funcionários dentro da APA. Durante a entrega, a secretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Contagem, Maria Thereza Camisão, destacou a importância da visitação por parte do público. 

 

“A visitação é uma grande forma de proteção, porque quem vem cuida; quem gosta cuida. Vamos inibindo aquelas invasões que tínhamos de forma recorrente. Com a visitação, os usuários são os nossos olhos aqui dentro. Isso é muito importante”, disse Maria Thereza.

 

APA 2
Uma solenidade foi realizada na APA para a entrega do carro

 

O gerente da APA Parque Fernão Dias, Marcus Vinícius de Freitas, salientou que o trabalho feito pelo IEF e pela prefeitura de Contagem é para proporcionar cada vez mais uma UC. Para isso, parcerias estão sendo feitas, inclusive, com a iniciativa privada, para implementar atrativos no local. “Estamos trabalhando muito. O IEF e a prefeitura de Contagem estão buscando as parcerias para poder implementar diversos atrativos para que o visitante possa ter um espaço de lazer que, com certeza, está relacionado à qualidade de vida, criando um sentimento de pertencimento de todos nessa unidade”, afirmou.

 

MELHORIAS 

 

A área da APA Parque Fernão Dias foi criada pela Lei Estadual 22.428/2016, após ficar fechada por cerca de dez anos. Ao assumir o local, o IEF deu posse ao conselho consultivo do espaço, representado por vários segmentos da sociedade. Após dois anos de mandato, uma eleição reconduziu os atuais membros por mais dois anos e, no fim de 2022, um novo pleito está marcado para eleger novos conselheiros, garantindo, assim, a participação da sociedade na gestão da APA.

 

Com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre IEF e prefeitura de Contagem, uma série de ações começaram a ser realizadas para melhorar a estrutura e adequar a unidade para reabertura ao público. Foram feitas, por exemplo, a reforma da portaria, da sede do parque e a implantação de uma série de estruturas, como bebedouros e duchas. Também foi providenciado o cercamento de todo o perímetro da APA e foi adotada a portaria 24 horas. 

 

Para a reabertura, também foi feito o regulamento interno da APA, com normas de comportamento e de uso da unidade. As crianças foram contempladas no novo projeto com a instalação de um playground, feito por meio de uma parceria com a empresa Magneti Marelli.

“O parque está com uma programação bacana de eventos, como o ‘Domingo no Parque’, as barraquinhas de economia solidária, entre outras. É um atrativo muito interessante para que a população volte a frequentar o parque”, reforçou Rafael Mendes, diretor de Parques da prefeitura de Contagem.

 

FUTURO

 

Outros atrativos serão implementados na APA futuramente, como um espaço de 500 metros quadrados para apresentações culturais. A ação, que está sendo desenvolvida em parceria com a empresa Belgo, tem como nome “Diversão em Cena” e consiste na apresentação de peças teatrais duas vezes por semana. Uma tenda será instalada e ficará disponível para os usuários do parque. 

 

Em paralelo, sendo desenvolvida a “Trilha dos Sentidos”, onde o visitante, vendado, poderá aguçar o tato e a audição. Desta forma, o público poderá entender a importância do espaço. A inauguração da rota de 80 metros, que está sendo feita em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), está prevista para o dia 5 de junho, durante a Semana do Meio Ambiente.

 

APA 3
Trilha promete aguçar sentidos dos visitantes

 

Também há planos para o uso da pista de bicicross do parque em forma de evento. Isso porque a estrutura receberá a Copa Brasil de Mountain Bike Kids, na qual participantes entre 2 e 15 anos competem. A etapa está prevista para acontecer em Contagem no dia 27 de agosto, como parte da programação de comemoração ao aniversário da cidade.

 

Além do bicicross, a APA Parque Fernão Dias abriga o primeiro velódromo de Minas e o terceiro do Brasil. A estrutura também será revitalizada, assim como nove quadras de futebol e basquete. A UC também dispõe de mirantes.

 

Em outubro, está prevista a realização da oficina para elaboração do Plano de Manejo, que é o principal documento de gestão das Unidades de Conservação. “O IEF estará com técnicos da própria instituição elaborando esse Plano de Manejo. Já fizemos o diagnóstico, o pré-zoneamento e vamos fazer, agora, uma oficina de planejamento, que vai envolver a participação de diversas pessoas para elaboração do plano”, explicou Marcus Vinícius.

 

Planejamento à altura de uma verdadeira joia, que abriga biomas da Mata Atlântica e Cerrado, além de ser um divisor das bacias dos rios Paraopeba e do Velhas. “São muitas coisas que estamos pensando em implementar para que o Parque Fernão Dias seja referência a nível estadual”, concluiu o gerente da Unidade de Conservação.

 

Matheus Adler
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades