Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Monumento Natural Gruta Rei do Mato recebe Selo Social do WWF-Brasil

PDFImprimirE-mail

Foto: Edwaldo Cabidelli
selo-social-dentro-01
A gerente do MNE Gruta Rei do Mato, Maria Honorina Pereira, recebe das mãos da diretora executiva do Instituto Selo Social, Carina Giunco, a certificação por cinco projetos desenvolvidos na unidade de conservação

 

O Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato, localizado em Sete Lagoas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, sediou, nessa terça-feira (23/11) a solenidade de entrega do Selo Social 2021, certificação concedida pelo WWF-Brasil a empresas, entidades sociais e órgãos públicos que promovam ações e iniciativas com impacto ambiental positivo na sociedade. A unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) foi certificada em cinco projetos desenvolvidos junto à comunidade local.


Foram premiados o Plano Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais implementado em 2021 no Monumento Natural, além das ações de educação ambiental realizadas durante a semana das Crianças e do Meio Ambiente. Outra ação certificada pelo Selo Social foi o webinário educativo para orientação sobre formação de Brigadas de Incêndio e o Dia de Campo promovido em comemoração ao Dia da Árvore.


Para a gerente do MNE Gruta Rei do Mato, Maria Honorina Pereira, a certificação é um importante reconhecimento das ações desenvolvidas na unidade de conservação e um incentivo à viabilização de novos projetos e parcerias. “Somos parceiros do WWF em diversas iniciativas de proteção e recuperação da bacia do ribeirão Jequitibá, um dos principais afluentes do Rio das Velhas, e estamos sempre trocando ideias e informações. Receber o Selo Social mostra que estamos no caminho certo”, ressaltou.


Foto: Edwaldo Cabidelli
selo-social-dentro-02
Durante o evento, os participantes realizaram também um plantio coletivo de mudas no território do MNE Gruta Rei do Mato

De acordo com a líder do Projeto Bacias e Florestas do WWF-Brasil, Leda Tavares, a existência de reservas ambientais, como o MNE Gruta Rei do Mato, é essencial para a garantia do microclima necessário para a manutenção da biodiversidade na região. “No contexto da bacia do ribeirão Jequitibá, o Monumento Natural Gruta Rei do Mato é uma unidade de conservação que funciona como pólo de reprodução e disseminação de diversas espécies da fauna e da flora locais, fomentando diretamente o desenvolvimento de áreas de restauração, explica.


O Selo Social de Minas Gerais é executado pelo Instituto Selo Social como uma das ações do Projeto Bacias e Florestas, programa executado pelo WWF Brasil, com patrocínio da AMBEV. No total, foram certificados pelo WWF-Brasil 46 projetos executados nos municípios de Sete Lagoas, Prudente de Morais, Capim Branco, Funilândia e Jequitibá, que juntos beneficiaram cerca de cinco mil pessoas na região.


Sobre o Selo Social

Articulado nacionalmente pelo Instituto Selo Social, o programa atua na qualificação e mensuração dos resultados de ações, por meio do monitoramento e reconhecimento dos impactos sociais. A iniciativa já foi implantada, com sucesso, em cidades dos estados de São Paulo, Brasília, Minas Gerais e Santa Catarina, impactando positivamente na credibilidade das organizações certificadas.


“Buscamos reconhecer ações e projetos que fizeram a diferença nas cidades onde atuamos. Vale ressaltar que medimos os impactos sociais tendo como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU, os ODS’s. Desta forma, ajudamos na territorialização desta agenda mundial de desenvolvimento sustentável”, afirma a diretora executiva do Selo Social, Carina Giunco.


MNE Gruta Rei do Mato

Situada na região conhecida como Carste de Lagoa Santa, o Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato constitui um importante patrimônio espeleológico de Minas Gerais, mantendo em seu território uma das cavernas mais visitadas do Brasil. A Gruta Rei do Mato, que possui formações de estalagmite e estalactite raras em todo o mundo, também está inserida na Rota das Grutas Peter Lund, programa turístico do Governo de Minas que consiste em um circuito turístico pela região cárstica do entorno da capital, formado também pelas grutas da Lapinha, em Lagoa Santa, e Maquiné, em Cordisburgo.


Há duas versões para o curioso nome da Gruta Rei do Mato. Uma, conta a história de que, em meados dos anos 1930, os moradores teriam avistado um homem alto, loiro, de cabelos e barbas longas que freqüentava a floresta e a gruta. Outra versão, conta sobre um homem diferente, magro, moreno, de cabelos curtos, conhecido como Milito Pato, que teria habitado no primeiro salão da gruta. Em ambos os casos, o personagem da história teria sido apelidado de o “rei do mato”. Atualmente, 220 dos 998 metros de extensão da caverna estão abertos á visitação.


Clque aqui para fazer um tour virtual em 360º pela Gruta Rei do Mato

 

Edwaldo Cabidelli
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades