Capacitação orienta sobre PRA e plano Conservador da Mantiqueira

Divulgação Sisema

mantiqueirainterna

Capacitação teve enfoque sobre ações de restauração florestal na Zona da Mata

Técnicos do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) passaram por capacitações entre os dias 3 e 5 de novembro, em Viçosa, acerca do cadastramento no Programa de Regularização Ambiental (PRA) e sobre a adesão ao plano Conservador da Mantiqueira.

A equipe da The Nature Conservancy (TNC) explicou aos participantes sobre o Plano Conservador da Mantiqueira e como o mesmo pode se unir aos objetivos do Conexão Mata Atlântica em Minas Gerais, passando a oferecer o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e instruindo os produtores cadastrados a se beneficiarem de recursos por meio do crédito de carbono.

“Sendo o tema crédito de carbono muitas vezes desconhecido pelo produtor rural, esta é uma oportunidade para o IEF, em parceria com a TNC, garantir a inserção destas áreas em um contexto mundial de benefícios para redução das mudanças climáticas. Tema, aliás, trabalhado pelo Sisema durante a COP 26, em que Minas Gerais se mostra bem preparado e com diversas atividades para contribuir com o aumento de estoque de carbono”, destaca Marcelo Araki, analista ambiental do IEF e coordenador do projeto Conexão Mata Atlântica.

A parceria firmada entre o IEF e a TNC, irá contribuir para o pagamento do PSA nas áreas de restauração do projeto Conexão Mata Atlântica, garantindo uma maior valorização do produtor rural que contribui diretamente para a redução das mudanças climática, para mais informações acessar os sites https://conexaomataatlantica.mctic.gov.br/cma/portal/ e

Cezar Cruz, diretor de conservação e recuperação de ecossistemas do IEF explica que “o objetivo do Conservador da Mantiqueira, desenvolvido pela TNC, é promover a restauração florestal de espécies nativas em cerca de 1.200.000 hectares, na área de influência da Serra da Mantiqueira, nos mais de 280 municípios dos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Para isso, será utilizada a expertise do município de Extrema na execução do Projeto Conservador das Águas, primeira experiência brasileira de projeto de restauração florestal utilizando o mecanismo de PSA, bem como o apoio para a implantação do Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA)”.

Os objetivos específicos do plano consistem na formação de corredor ecológico na área de abrangência e influência da Serra da Mantiqueira, melhoraria da capacidade de produção dos serviços ambientais, como a água; a conservação de solo; a biodiversidade; o sequestro de carbono; a manutenção da paisagem; a promoção de planos municipais e regional da mata atlântica, com a participação de diversos atores e com o apoio da Fundação SOS Mata Atlântica; a melhoria da capacidade de resiliência dos municípios para enfrentar os danos causados pelas mudanças climáticas e o fortalecimento da governança ambiental nos municípios.

“O treinamento para adesão ao plano conservador da Mantiqueira,  é uma iniciativa coletiva, que une agentes na esfera pública, no terceiro setor, em instituições de ensino e no setor privado, em prol do mesmo objetivo: promover a restauração de paisagens na região de influência da Serra da Mantiqueira”, explicou Cruz.

Os produtores que quiserem mais informações podem procurar uma unidade do IEF na Zona da Mata.

“Os técnicos também tiveram a oportunidade, durante a capacitação, de ampliarseus conhecimentos sobre o Programa de Regularização Ambiental (PRA), os procedimentos de cadastro no Sei-MG, onde os produtores têm que fazer sua adesão, e como o IEF pode orientar e ajudar o produtor na adesão, explicou Thiago Gelape, gerente de Recuperação Ambiental e Planejamento da Conservação de Ecossistemas do IEF.

Renata Fernandes