Agroecologia e produção de orgânicos é tema de webinar do Conexão Mata Atlântica

Foto: Reprodução/Youtube
WebinarConexão2 Dentro
Produção Agroecológica e orgânica foi tema dde Webinar do Projeto Conexão Mata Atlântica

O Projeto Conexão Mata Atlântica, desenvolvido em Minas Gerais pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), vem realizando uma série de webinários com o objetivo de trabalhar a educação ambiental e a extensão rural, dando acesso a diversos temas pertinentes ao trabalho dos técnicos que acompanham os projetos. No evento dessa terça-feira (5/9), a Agroecologia e a Produção de Orgânicos foram abordados pelo produtor Roberto Correia e pela pesquisadora da Empresa de Pesquisa e Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Madelaine Venzon.

Roberto é proprietário da fazenda Santa Elenice, em Monte Verde, distrito de Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira. Há cinco anos, ele e a família administram a propriedade e dão ênfase à produção agroecológica e orgânica. Além da produção, a família se dedica também na organização de cursos para ampliar o conhecimento na área.

Depois de apresentar sua forma de plantio, planejamento e objetivos, Roberto falou dos resultados com o projeto. “O Conexão Mata Atlântica proporcionou ganhos e avanços técnicos ao meu negócio, que possibilitaram concretizar, em três anos, um planejamento que feito para pelo menos 10 anos”.

A integração entre as instituições, que é uma das premissas do Projeto Conexão Mata Atlântica, foi ressaltada na fala da pesquisadora Madelaine Venzon. O enfoque do seu trabalho ficou por conta do controle biológico de pragas dentro das produções agroecológicas e orgânicas. “Nosso trabalho é feito com muitas vivências nas propriedades e a parceria com o IEF abre ainda mais as possibilidades para essa troca de experiências”, ressaltou Madelaine.

O mediador, Marcelo Araki, analista ambiental do IEF e coordenador do Conexão Mata Atlântica em Minas, fez os contrapontos entre as falas dos palestrantes e deixou de antemão o convite para realização de Dias de Campo. “Nosso objetivo é difundir as informações e promover a educação ambiental. Em breve vamos poder retomar nossas atividades em campo e receber nosso público alvo, que são os produtores, para diversas outras formas de eventos”, explicou Araki.

Agroecologia é um trabalho recorrente entre os fomentados do projeto, apesar de não trabalhar com a certificação de orgânicos. O Projeto Conexão Mata Atlântica também tem entre seus fomentados uma boa representatividade de produtores que buscam o trabalho agroecológico e com orgânicos.

Assista ao evento na íntegra em: https://www.youtube.com/watch?v=FiOEe5WVDL8&t=312s

Renata Fernandes