Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Reserva de Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari

PDFImprimirE-mail

A REDS Veredas do Acari está localizada no Distrito de Serra das Araras, Município de Chapada Gaúcha – MG e possui uma área de 60.975 hectares. Sua criação se deu através do Decreto sem número de 21 de outubro de 2003.

A reserva trata-se de um complexo de veredas que tem como principal uma vereda chamada Acari, a qual cedeu o nome à unidade de conservação (UC) e ao longo do seu percurso transforma no Rio Acari que deságua diretamente no Rio São Francisco.

Patrimônio Natural
Suas belas veredas é uma área de proteção especial devido a sua importância para o regime hídrico do Rio São Francisco. Existem belas paisagens, lindas cachoeiras e lagoas, as quais contêm várias espécies de animais do bioma cerrado, alguns ameaçados de extinção, como o lobo guará, a onça parda, o suaçuapara, ema, anta, tatu canastra e o bola, veado campeiro, arara vermelha e amarela (Canindé), entre outros.

Para tanto, o objetivo da unidade é proteger e conservar o bioma cerrado na Bacia do Rio São Francisco e trazer benefícios as populações tradicionais que habitam o entorno da referida UC, através do uso de áreas de uso sustentável no seu interior e ainda, a proteção da biodiversidade, dos aqüíferos, a pesquisa do pequi, da fava d’anta e de outros frutos do cerrado, que são disponibilizados para extração pelas populações tradicionais do entorno, e a promoção da educação ambiental e ecoturismo.

Infraestrutura
Na unidade possui portaria (Guarita), a Casa do Gerente e Casa de Pesquisa.

Visitação
A reserva não é aberta à visitação.

Horário de funcionamento: 08:00 às 18:00 horas (segunda a sexta)

 

Como chegar
Visitantes que saírem da região central e do Sul do estado, tendo como ponto de partida ou passagem Belo Horizonte, devem seguir pela BR 040, passar 25 km da entrada de Cordisburgo-MG e seguir pela BR 135 em direção a Montes Claros - MG.
De Montes Claros há dois caminhos possíveis:
- seguir pela BR 135 por cerca de 160 km até Januária – MG, de Januária, seguir para a Serra das Araras por cerca de 130 km em estrada de terra (MG 479) até o trevo com a MG 602, seguir em direção a cidade de São Francisco por 2 km até a portaria da UC.

- seguir pela BR 135 por cerca de 160 km até a cidade de São Francisco – MG. De São Francisco atravessa-se o rio em balsa, seguindo para Serra das Araras por cerca de 20 km por asfalto e 75 km de estrada de terra (MG 602), chegando a portaria da UC.

Distância de Belo Horizonte: 682 km

 

Contatos e Endereço

Gestor(a): Ana Cristina Alves Ribeiro Oliveira
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Endereço para correspondência: Rua Norberto Muniz, 10, Distrito Serra das Araras, Chapada Gaúcha, Minas Gerais, CEP: 39310-000.
Telefone: (38) 3634-2037 / (38) 99962-1541 / (38) 999636479

Endereço: Rua Norberto Muniz, 10, Distrito Serra das Araras, Chapada Gaúcha, Minas Gerais, CEP: 39310-000.

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades