Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

APA Pandeiros

PDFImprimirE-mail

A APA Pandeiros possui uma área de 396.060,407 hectares e é a maior unidade de conservação do estado de Minas Gerais. A unidade abrange os municípios de Januária, Bonito de Minas e Cônego Marinho. Estes municípios localizam-se no extremo noroeste de Minas Gerais, na Macrorregião Norte de Minas. Criada pela Lei Estadual nº 11.901 de 01 setembro de 1995, destina-se principalmente a proteção do rio Pandeiros que integra a bacia do rio São Francisco.

Patrimônio Natural
A APA Pandeiros está inserida no bioma Cerrado, com ocorrência de todas as suas diferentes fitofisionomias. Destas, as veredas representam a mais importante. Diversas espécies, inclusive o homem, dependem das veredas para sua sobrevivência. O buriti (Mauritia flexuosa), espécie de palmeira característica das veredas, é fonte de sustento e renda das populações locais.

A riqueza sociocultural da região é caracterizada pela diversidade de povos, costumes e saberes tradicionais. Comunidades como veredeiros, geraizeiros, chapadeiros, ribeirinhos e quilombolas ocuparam o território há séculos e usam os recursos naturais do Cerrado de maneira sustentável.

Infraestrutura                                       
A unidade possui apenas o escritório administrativo.

Visitação
Por tratar-se de uma unidade de conservação da categoria “Uso Sustentável” não há normas e restrições para a visitação pública.

Horário de funcionamento: 08:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00 horas

Endereço Sede Administrativa
Rua Joaquim Borges Monteiro, 180 - Bonito de Minas – MG - CEP 39.490-000
Telefone: (38) 3625-6222
Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. (Leidson Nunes – gerência)

Como chegar
Saindo de Belo Horizonte, seguir até Montes Claros pelas BR 040 e BR 135, ir sentido Januária e, de Januária, seguir para Bonito de Minas onde fica o escritório da unidade.

Distância de Belo Horizonte: 710 km

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades