Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

APA Águas Vertentes

PDFImprimirE-mail

A APA Águas Vertentes foi criada a partir do Decreto de criação nº 39.399 de 21 de janeiro de 1998. Com uma área de 76.310 hectares, o perímetro da APA foi definido levando-se em consideração um entorno de cerca de 10 quilômetros do Parque Estadual do Pico do Itambé, distribuídos em sete municípios: Couto de Magalhães de Minas, Diamantina, Felício dos Santos, Rio Vermelho, Santo Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas e Serro.

A cada dia, a área vem se estruturando, formando sua identidade e adquirindo a participação das comunidades inseridas na Unidade.

Patrimônio natural
A APA Águas das Vertentes, unidade está localizada no Alto Jequitinhonha, inserida nos biomas de Cerrado e Mata Atlântica, possuindo belezas únicas. A fauna é rica e são encontrados no local importantes espécies como onças, tatus, veado e jacarés.

A região é um vertedouro natural de água para os rios Jequitinhonha e Doce, encontrando-se lá as nascentes de importantes afluentes como os rios Araçuaí, Vermelho (Suaçuí), Guanhães, Capivari, Preto do Itambé e do Peixe, entre outros.

Os principais pontos turísticos da área são as comunidades de Milho Verde e São Gonçalo do Rio das Pedras com suas cachoeiras e manifestações culturais que são bem evidenciadas. Na região do Aldoeiro e Cardoso encontra-se um belíssimo afluente do Rio Jequitinhonha, Rio Soberbo, com águas cristalinas e lindas cachoeiras. Na região do Covão encontramos duas cachoeiras e a maravilhosa Chapada do Couto. Na região da Bica d´Água encontramos a imponente Serra da Bicha, por onde descem belos rios com lindas cachoieras. Em todos esses locais, pessoas simples esperam visitantes que respeitem seus costumes e tradições.

Infraestrutura
A unidade não possui infraestrutura própria para receber visitantes.

Visitação
Por tratar-se de uma unidade de conservação da categoria “Uso Sustentável” não há normas e restrições para a visitação pública.

Horário de funcionamento: 8:00 às 17:00 horas

Endereço da Sede Administrativa:
Rua do Campo, 125, Milho Verde – Serro/MG - CEP: 39.150-000
Telefone: (38) 3541-4131
Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
             Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
             Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Como chegar
Saindo de Belo Horizonte, seguir pela BR 040 sentido norte e depois do município de Paraopeba, pegar a BR 135 até a cidade de Curvelo. A partir de Curvelo, seguir pela BR 259 até o município do Serro.

Distância de Belo Horizonte: 348 km (aproximadamente)

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades