Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Unidades de Conservação mantêm manutenções mesmo durante período de pandemia

PDFImprimirE-mail

 
Foto: IEF/Divulgação
unidade de conservação rola moça 1
Limpeza do Mirante dos Planetas no Parque Estadual do Rola Moça

 

As 21 unidades de conservação gerenciadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) que têm visitação pública, bem como monumentos naturais e outras áreas de preservação ambiental do Estado, aproveitaram o fechamento em razão da pandemia para realizar diversas ações de manutenção. O trabalho está sendo feito em instalações e entorno, de forma a garantir um bom atendimento aos visitantes no momento da reabertura e respeitando protocolos de prevenção à Covid-19.

 

Dentre as ações desenvolvidas para manutenção das áreas de preservação estão a construção de aceiros para prevenção de incêndios florestais, manutenção de estradas e cercas, limpeza de jardins e trilhas, pinturas e reparos das construções, confecção e instalação de placas de sinalização, além de coleta de lixo no interior e entorno das unidades de conservação. A lista inclui ainda poda de árvores, coleta de sementes, produção de mudas, rondas e monitoramentos, ações de conscientização ambiental no entorno, manutenção de passarelas, entre outras, listadas a seguir:

 

Parque Estadual da Serra do Rola-Moça

 

A equipe de funcionários do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça realizou a desinfecção da sede, portaria e refeitório, além de manutenção no Mirante dos Planetas, monitoramento de focos de incêndio, manutenção da estrada interna do parque e coleta e triagem de lixo na estrada de asfalto que corta o parque, numa extensão aproximada de 8 km.

 

De acordo com o gerente do parque, Henri Dubois Collet, a equipe não parou nesse período de pandemia e, além dos pequenos serviços do dia a dia, foram realizadas grandes atividades. “O monitoramento de combate aos incêndios foi incansável e exigiu muita concentração dos funcionários do parque, que registrou no período 65 focos de incêndios em seu interior”, informou.

Ainda segundo o gerente, a equipe obteve sucesso no combate aos incêndios, que foram debelados com muita rapidez. “O tempo de resposta desde que é dado o sinal pela equipe de monitoramento, até o combate do foco é de aproximadamente 10 minutos. Esse tempo é considerado muito bom”, explicou.

 

Monumento Natural Estadual Peter Lund

 

Mesmo com as atividades turísticas suspensas, o Monumento Natural Estadual Peter Lund (MNPL) também não interrompeu os trabalhos. As limpezas na sede administrativa e entorno foram realizadas constantemente, além de atividades administrativas, monitorias ambientais, manutenções em geral e vigilância.

Monitores ambientais, agentes de serviços de parque, vigias e servente de limpeza, além do gerente, dedicaram-se em atividades diversas, de maneira a manter a unidade de conservação sempre bem cuidada e organizada. Todos os trabalhos foram realizados observando protocolos de segurança para evitar a disseminação da Covid-19, a exemplo do uso de máscaras durante e a proibição de aglomerações.

 

Segundo o gerente do Monumento, Mário Lúcio de Oliveira, o trabalho visa manter a preservação do patrimônio natural e ainda garantir boas condições da unidade para receber os visitantes no momento da reabertura. “Nesse período, foram realizadas manutenções e limpeza de aproximadamente 5.184 m de aceiro, com vistas a dar maior proteção para a unidade nos períodos críticos de seca, quando há maior incidência de incêndios florestais”, disse.

 

Parque Estadual da Serra do Brigadeiro

 

No parque, as manutenções também não pararam com o fechamento. Tanto a sede, quanto as estradas, trilhas e pontes tiveram suas manutenções em dia, com limpezas e reparos, confecções de placas para indicação de trilhas e de espécies encontradas no interior da unidade de conservação.

 

Além disso, também foi preciso realizar contenções para evitar erosões, uma vez que a região sofre com alto índice pluviométrico.

A gerente do PESB, Rosimeire Belcavelo disse ter aproveitado o fechamento obrigatório para ‘colocar a casa em ordem’. “Estamos deixando as manutenções em dia, de forma a deixar a casa pronta para receber os visitantes de maneira segura, assim que possível”, explicou.

 

Parque Estadual do Itacolomi

 

A equipe do PE do Itacolomi dedicou tempo a preservar as instalações como a construção e pintura de prateleiras e mesas para a biblioteca, replanejamento dos armários nas estalagens, manutenção e limpeza das estradas de acesso, abertura de trilha para acesso à cachoeira do Icó, reconstrução do forno que desabou na Trilha do Forno por causa das chuvas e reconstrução do muro da Casa Bandeirista.

 

De acordo com a gerente do Parque Estadual do Itacolomi, Lúcia Cristo, a unidade de conservação requer cuidado especial pois as manutenções devem ser constantes para evitar danos ao patrimônio, bem como para que a vegetação não cresça a ponto de possibilitar a aproximação de animais perigosos.

 

“A equipe do Itacolomi trabalhou muito na pandemia, sendo que, além das manutenções terem sido otimizadas pela falta de visitantes, ainda aproveitamos e fizemos várias expedições na unidade para monitoramento de fauna e flora e descobrimos duas novas cachoeiras, bem próximas ao Centro de Visitantes e que trará uma ótima opção para os visitantes”, ressaltou.

 

Estação Ecológica Mata dos Ausentes

 

A equipe da Estação Ecológica Mata dos Ausentes também realizou manutenção de trilhas e estradas, das estruturas físicas e equipamentos que, ao todo, somaram 951 ações. Somente de trilhas foram 7.975 metros (m) extensão, além de 9.928m de manutenção de aceiros no interior da unidade de conservação, e 3.135m no entorno. Também foram construídos 13.067 m de aceiros por meio de parceria.

 

Área de Proteção Ambiental (APA) Serra de São José

 

As ações de manutenção na APA São José consistiram na capina e roçada de trilhas, caminhos e acessos, manutenção em aceiros, como forma de prevenção a incêndios florestais, bem como manutenção e/ou instalação de faixas e sinalização fixa com motivos informativos e educativos em acessos, trilhas e caminhos da unidade de conservação.

 

Segundo o gerente, Itamar Christófaro Silva, tais atividades são realizadas sistematicamente. “As ações prepararam a APA para a abertura, que ocorreu de setembro a dezembro de 2020, e continuam sendo realizadas no novo período de fechamento que teve inicio em dezembro de 2020. Da mesma maneira continuamos a preparar a área para quando ocorrer a nova abertura”, acrescentou.

 

Parque Estadual do Pau Furado

 

No Parque Estadual do Pau Furado foi realizada a reforma de 5 km de cerca atingidas por incêndios; a confecção de aceiros no entorno de todas as estruturas do complexo administrativo do parque e a manutenção das trilhas do Angico, da Cachoeira do Marimbondo, do Curral de Pedras e da Prainha. Também foi dado início ao Projeto Técnico de Reconstituição da Flora em parte da área de 16,51 hectares, atingida pelo incêndio florestal ocorrido em 2020, além de ter sido construído corrimão em ponto de declive na Trilha da Cachoeira, do Marimbondo, além da manutenção do gramado do Complexo Administrativo.

 

De acordo com o gerente, Guilherme Bueno, durante a pandemia as ações de manutenção do Parque foram intensificadas, período em que estruturas foram reformadas e novos trajetos pensados para as trilhas, alguns já em fase de execução.

 

Segundo ele, o próximo passo consiste no reforço e na readequação da sinalização das trilhas, atividade que proporcionará uma visitação mais segura e agradável. “Esse movimento de cuidado e renovação é importante no sentido de estarmos prontos para o retorno da visitação pública, oferecendo experiências ainda melhores do que já houve no passado. Tudo isso se deve ao esforço de toda a equipe do parque e a dedicação das pessoas envolvidas em nosso programa de voluntariado”, concluiu.

 

Parque Estadual Nova Baden

 

As equipes do Parque Estadual Nova Baden também realizaram o monitoramento ecológico das trilhas e atrativos do parque, especialmente na Cachoeira Sete Quedas e nas áreas próximas aos cursos d’água, objetivando ações de regeneração ambiental, bem como nas divisas do parque. Além disso foram feitos plantio de espécies nativas da Mata Atlântica no Vale dos Jacarandás; limpeza das estruturas como o Centro de Visitantes (casarão), Alojamento Institucional e Casa de Pesquisadores; elaboração e entalhe de placas de sinalização e informativas para a identificação das espécies de árvores; produção de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, utilizando-se de sementes originadas do Parque e outras fornecidas por produtores rurais na cidade de Lambari.

 

Também foi feito plantio de árvores nativas da Mata Atlântica, especialmente das mudas de araucárias que ainda permaneciam no viveiro; retirada de árvores caídas que impediam o deslocamento na estrada municipal e dentro do parque, roçada e capina ao redor do Centro de Visitantes, Portaria e antiga Estação Ferroviária de Nova Baden, entre outras.

 

Para a gerente do Parque Estadual Nova Baden, Evânia Santana, a manutenção do parque é essencial para fomentar o turismo ecológico quando a abertura ocorrer. “Será importante para as pessoas retomarem o contato com a natureza”, disse.

 

Parque Estadual Lapa Grande

 

Com equipe do Parque Estadual Lapa Grande também não foi diferente. Várias reformas foram realizadas como pintura da cancela de entrada ao parque, postes, cercas, área de estacionamento, instalação de novas placas de sinalização, roçada em trilhas e estradas, construção de corrimão na Trilha Boqueirão da Nascente, construção de cerca e bancos em ponto de apoio na Trilha da Ponte de Pedra, manutenção na ponte do Poço do Caixote, poda de árvores, coleta de sementes, produção de mudas, ações de conscientização no entorno da UC, entre outras.

 

No total, o IEF administra 92 áreas de preservação ambiental onde são realizadas ações e manutenções constantes, com vistas à preservação ambiental. Algumas dessas ações são comuns a todas as unidades, como limpeza de sede, trilhas, estrada e entorno; confecção e manutenção de placas de sinalização; manutenção de aceiros para prevenção de incêndios e atividades de educação ambiental.

 

Wilma Gomes
Ascom/Sisema

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades