Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Minas e Reino Unido dão início à agenda de reuniões para trabalho de cooperação climática

PDFImprimirE-mail

Foto: Microsoft Teams/Reprodução
início-reuniões-minas-reino-unidos-dentro
Durante a reunião, foram debatidos, entre outros assuntos, temas ligados a cooperação, transição energética e economia verde

A discussão de programas, projetos e o planejamento a ser executado em desdobramento ao Memorando de Entendimento firmado em 2020 entre Minas Gerais e a Embaixada Britânica foram debatidos em reunião com participação do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), nesta terça-feira (19/01), por videoconferência. Foram debatidos no encontro a cooperação, transição energética, economia verde, conservação e restauração de áreas e o desenvolvimento sustentável em Minas Gerais, bem como a participação do Estado na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), marcadas para 2021 em Glasgow.


A reunião inicial terá em sua sequência reuniões dos grupos de trabalho definidos no Memorando de Entendimento, com o objetivo de desenvolver projetos e ações, que serão, em parte, apresentados em Glasgow, na Escócia. Participaram do encontro representantes da Feam), do Instituto Estadual de Florestas (IEF), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), sob a coordenação geral do MoU MG-UK: Clima, Meio Ambiente e Transição Energética. A agenda de agora em dia prevê encontros do  MoU MG-UK realizados bimestralmente.


O Memorando de Entendimento assinado entre o governador Romeu Zema e o Reino Unido, em dezembro de 2020, formalizou a intenção de promover o desenvolvimento econômico sustentável e o compromisso para engajamento com a campanha global “Race to Zero”, que objetiva a neutralização de emissões e a descarbonização devido às mudanças climáticas mundiais.


O memorando objetiva, ainda, promover oportunidades e fomentos de investimentos voltados à economia verde, visando a energia limpa, tecnologias de baixo carbono, agricultura sustentável e restauração ecológica. Assim, cria-se um espaço para atuação conjunta entre a Sede, a Agência de Promoção de Investimentos e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi) e o governo britânico para atração de novos investimentos para o estado.

O cônsul britânico no Brasil, Lucas Brown, detalhou sobre o memorando de entendimento e sobre a estruturação das entregas a curto, médio e longo prazo e também alertou sobre o foco da COP 26. Por outro lado, o Presidente da Feam, Renato Brandão, que é coordenador do Memorando de Entendimento no âmbito do Estado de Minas Gerais, ressaltou que no próximo encontro, que ocorrerá daqui dois meses, serão apresentados os projetos já mapeados. “A próxima reunião está agendada para meados de março, com a realização do workshop Transição Energética, com a participação da Energy Systems Catapult”.


Ângela Almeida
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades