Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Mais três unidades de conservação gerenciadas pelo IEF têm visitação liberada

PDFImprimirE-mail

 

Foto: Henrique Caetano

Piedade Cortada

Com reabertura de mais três unidades, incluindo Monumento Natural Estadual Serra da Piedade (foto), já são seis UCs com visitação liberada de acordo com protocolos específicos

 

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) anunciou a liberação das visitas em mais três unidades de conservação que estavam fechadas por conta da pandemia de Covid-19 em Minas Gerais. Agora, com a reabertura do Monumento Natural Estadual Serra da Piedade (na Grande BH), do Parque Estadual de Serra Nova e Talhado (Norte de Minas), e do Refúgio de Vida Silvestre Estadual Libélulas da Serra de São José (Campo das Vertentes), chega a seis o número de unidades de conservação autorizadas a receber visitantes novamente. Na semana passada, o IEF já havia anunciado a reabertura dos parques estaduais da Serra do Rola-Moça, da Lapa Grande e Biribiri.


A liberação para a retomada das visitas, seguindo protocolos de segurança de cada unidade, está prevista na Portaria 94, publicada na edição da última quinta-feira (10/09) do Diário Oficial de Minas Gerais. A reabertura deverá observar a realidade de cada município, de acordo com as ondas do Plano Minas Consciente, além de uma série de critérios descritos na publicação.


Unidades de conservação inseridas em territórios que estiverem nas ondas amarela e verde estão liberadas para a retomada da visitação, enquanto aquelas que estiverem em áreas com onda vermelha permanecerão fechadas ou terão que interromper a visitação em caso de retrocesso de estágio. A visitação foi suspensa em todas as unidades gerenciadas pelo IEF desde 18 de março, por conta da pandemia da Covid-19. Todas as unidades liberadas para retomar a visitação estarão listadas no link abaixo, que traz a relação atualizada das áreas aptas a receberem visitantes.


Clique aqui para conferir a lista das unidades de conservação liberadas para visitação


As novas liberações para visitas estão em diferentes regiões do Estado. Bastante procurado por turistas e peregrinos, o Monumento Natural Estadual Serra da Piedade fica na cidade de Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e abriga o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade. A responsável pela Basílica é a Arquidiocese de Belo Horizonte, que está agendando as visitas pela internet e disponibilizou uma série de orientações para os visitantes do Santuário. Os grupos são limitados a 15 pessoas e são permitidos apenas dois grupos por dia. Os detalhes podem ser conferidos neste link. 


Já o Parque Estadual de Serra Nova e Talhado fica no Norte de Minas, com área nos municípios de Rio Pardo de Minas, Serranópolis de Minas, Mato Verde, Porteirinha e Riacho dos Machados. O Refúgio de Vida Silvestre Estadual Libélulas da Serra de São José fica nos municípios de Tiradentes, Santa Cruz de Minas, São João Del-Rei, Coronel Xavier Chaves e Prados, no Campo das Vertentes. Essas três unidades poderão voltar a receber visitantes a partir desta terça-feira (15/09).


“Antes de planejar a ida à unidade, o visitante deve verificar o site do IEF para se certificar se as unidades estarão abertas e quais são as regras específicas para visitação em cada uma”, alerta o diretor-geral do IEF, Antônio Malard. Para conferir todos os detalhes em cada unidade, basta acessar o link acima.


De acordo com a Portaria 94, todos os visitantes e funcionários das UCS que estiverem reabertas para o acesso do público deverão usar máscaras. No caso das unidades onde, normalmente, são formadas filas para o acesso, haverá a marcação de espaços para posicionamento de cada visitante enquanto aguarda, com distanciamento de dois metros.


Cada unidade vai desenvolver seu protocolo específico. Ainda segundo o diretor-geral do IEF, o objetivo é garantir o bem-estar de todos. “A abertura será gradativa, sempre priorizando a saúde da população e de nossos servidores”, acrescenta Malard.


A Portaria 94 determina que o uso das estruturas destinadas à hospedagem de visitantes e pesquisadores e das estruturas de apoio à visitação, como restaurantes e lanchonetes, deve obedecer às orientações previstas no protocolo sanitário do Plano Minas Consciente. Todas as cavidades abertas à visitação dentro das unidades, que exigirem equipamentos de uso pessoal e coletivo, tais como capacetes, lanternas, coletes, máscaras, calçados, vestimentas, dentre outros, deverão estabelecer procedimentos e mecanismos para a completa desinfecção destes itens. A expectativa é que até o fim de setembro todas as unidades que estejam inseridas em territórios nas ondas amarela e verde do Plano Minas Consciente tenham a visitação liberada.


Guilherme Paranaiba
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades