Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

IEF apresenta Programa Parc em reunião com Ministério do Turismo

PDFImprimirE-mail

 

Foto: Evandro Rodney

PE Rola Moça 02 - drone Cortada

Parque Estadual da Serra do Rola-Moça é uma das 21 unidades de conservação mineiras que fazem parte do Programa Parc

 

O diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Antônio Malard, participou nesta quinta-feira (30/07) de reunião com membros da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e representantes do Ministério do Turismo para discutir a realização de parcerias em projetos de desenvolvimento turístico das unidades de conservação envolvidas no Programa de Concessão de Parques Estaduais (Parc). Malard apresentou os detalhes do programa, destacando as possíveis interfaces com o Ministério do Turismo, especialmente nos eixos de promoção, melhoria da qualidade dos serviços, pesquisa e inteligência mercadológica, apoio à captação de investimentos e infraestrutura turística.


A apresentação integrou a agenda da equipe do Ministério do Turismo em Belo Horizonte composta pelo secretário-executivo, Daniel Nepomuceno, pelos secretários nacionais de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, e de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, Lucas Fiuza. Eles estiveram em BH para tratar da proposta de desenvolvimento de parques nacionais e estaduais e de seus entornos, com intuito de criar roteiros e produtos turísticos dentro do segmento turismo de natureza.


Malard destacou que o Ministério do Turismo pode apoiar o IEF na elaboração dos estudos de modelagem para concessão, e também em projetos relativos à promoção dos parques, qualificação profissional, pesquisa e infraestrutura. O diretor-geral do IEF lembrou que o programa Parc prevê concessões de 21 unidades de conservação em Minas e o objetivo da iniciativa é fomentar a visitação aos atrativos que essas unidades oferecem. "Esse programa nos dá condições de aumentar a visitação das unidades a partir da concessão da gestão da visitação a um parceiro, sempre respeitando as regras ambientais. É importante lembrar que o IEF segue sendo o responsável pela gestão ambiental das unidades mesmo com as concessões", afirma o diretor-geral.

 

Foto: Flávia Moreira/Secult

Malard PARC2 Cortada

Antônio Malard destacou o potencial turístico das unidades de conservação mineiras que fazem parte das concessões previstas no Programa Parc


Durante a reunião, também foi apresentada uma iniciativa que busca fortalecer o cicloturismo no Estado, especialmente com a conexão de trilhas para o uso da bicicleta em unidades de conservação. Uma das unidades citadas que possui grande potencial para fomentar esse tipo de atividade é o Parque Estadual do Rola-Moça, em área limítrofe aos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Ibirité e Brumadinho.


A coordenadora do Núcleo de Projetos Especiais do IEF, Danuza Aparecida de Paiva, também participou de forma remota do encontro e destacou que “a parceria com o Ministério do Turismo é de grande importância para o alcance dos objetivos do Parc, contribuindo para a melhor estruturação e aumento da atratividade das Unidades de Conservação, e consequentemente ampliando a viabilidade econômica das concessões e parcerias propostas”, segundo ela.


Para o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Daniel Nepomuceno, investir na melhor estruturação de parques naturais é fundamental para desenvolver a economia do Brasil de forma sustentável. “Precisamos desenvolver este tipo de turismo no país. Temos grandes e lindos atrativos, que aliados à diversidade sociocultural e à conservação da biodiversidade, poderão ajudar o nosso setor a estar de volta aos trilhos do crescimento, gerando emprego e renda para nossa população”, destacou Nepomuceno.


Guilherme Paranaiba
Ascom/Sisema

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades