Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parque do Ibitipoca passa a integrar o Conselho do Mosaico da Serra da Mantiqueira

PDFImprimirE-mail

Foto: Evandro Rodney 

Parque Estadual do Ibitipoca - MG Foto - Dentro

O Parque Estadual do Ibitipoca abriga vários atrativos, entre eles a Cachoeira da Pedra Furada que faz parte do  Circuito do Pico do Pião

 

O Parque Estadual do Ibitipoca, na Zona da Mata Mineira, tomou posse nessa quarta-feira (13/11) no Conselho do Mosaico da Serra da Mantiqueira. Agora, a administração do parque passa a integrar a gestão da Unidade de Conservação (UC) que visa otimizar a valorização da biodiversidade e da sociodiversidade, além do desenvolvimento sustentável.

 

Além do Ibitipoca, o Parque Estadual da Serra Negra da Mantiqueira também integra Conselho do Mosaico. O órgão é composto por instituições paulistas e cariocas, além das mineiras. A área do Mosaico Mantiqueira abrange, ao total, 729.138 hectares no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

 

Deste espaço, 434.108 hectares estão dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra da Mantiqueira. De acordo com a gerente do Parque Estadual do Ibitipoca, Clarice Silva, a entrada no conselho gera uma série de atribuições desde a participação em reuniões até a votação para alterar a composição do órgão.

 

Clarice ainda ressaltou a importância de participar ativamente das ações de preservação da APA Serra da Mantiqueira. Ela explicou como será a atuação do Ibitipoca. “Contribuir na gestão integrada das unidades de conservação, participando e propondo ações conjuntas para o fortalecimento da gestão do território da Mantiqueira”, reforçou.

 

O Mosaico

 

O Conselho de Mosaico é um modelo de gestão que visa a participação, integração e envolvimento dos gestores de Unidades de Conservação (UC) e da população local na gestão das áreas preservadas. O reconhecimento do mosaico ocorre quando existe um conjunto de unidades de conservação próximas e que pertencem a diferentes esferas de governo.

 

Entre os principais objetivos da gestão de um Conselho de Mosaico estão:

- Usos na fronteira entre unidades;
- Acesso às unidades;
- Fiscalização;
- monitoramento e avaliação dos planos de manejo;
- Pesquisa científica;
- Alocação de recursos oriundos de compensação ambiental de empreendimentos com significativo impacto à fauna e flora;

 

O Conselho de Mosaico é presidido por um administrador de uma das Unidade de Conservação. Ele também é responsável por propor diretrizes e ações para compatibilizar, integrar e otimizar a gestão das áreas de

preservação.

 

Simon Nascimento
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades