Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Trilha sustentável levará visitantes a novos atrativos do Parque Estadual do Ibitipoca

PDFImprimirE-mail

 

Foto: Divulgação IEF

Foto meio da matéria

Cachoeira do encanto no PE do Ibitipoca tem acesso autoguiado a partir de domingo (11/11)

 

Visitantes do Parque Estadual do Ibitipoca, unidade de conservação gerenciada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) nos municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca, na Zona da Mata, ganharam três novos atrativos a partir deste domingo, 11 de novembro. A gerência do parque incluiu no Circuito do Peão os acessos às cachoeiras da Pedra Furada, do Encanto e ao Poço do Campari por uma nova trilha com cerca de um quilômetro de extensão.
 

De acordo com a gerente do parque, Clarice Silva, os três espaços naturais oferecem a possibilidade de banho, o que deve ajudar a desafogar o fluxo em direção à Janela do Céu, principal atrativo do Ibitipoca. A gestora explica que a trilha foi aberta com técnicas de manejo de trilhas sustentáveis, que são caminhos que evitam processos de erosão. No novo percurso, foram implantadas estruturas para dar segurança tanto para o visitante, quanto para o meio ambiente, para que este não se modifique com o uso.

 

Clarice Silva destaca a participação da comunidade no trabalho. "A trilha foi feita pela equipe do parque em conjunto com mais de 50 voluntários. Além da mão de obra voluntária, também recebemos doações de materiais", diz a gerente. E avalia que o envolvimento das pessoas é muito importante para fortalecer os laços da comunidade com a unidade de conservação.

 

"O trabalho feito com a participação da comunidade do entorno do Ibitipoca faz com que o sentimento de pertencimento e a valorização da conservação ambiental estejam cada vez mais fortes na região", acrescenta a gestora. A intenção é, futuramente, trabalhar a possibilidade de abertura de mais atrativos. Na avaliação de Clarice, o modelo de concepção da trilha, com técnicas de manejo sustentável, pode vir a servir de referência para implantação de trilhas em outras áreas protegidas do estado e do país.

 

O Parque Estadual do Ibitipoca recebe cerca de 100 mil visitantes por ano e fica aberto diariamente, de 7h às 17h. As visitas na nova trilha só estão permitidas após a inauguração oficial, no domingo. 

 

Guilherme Paranaiba Gouveia
Ascom/Sisema

 

 

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades