Conselho Consultivo do Monumento Pico da Ibituruna toma posse para 2018/2020

Fotos: Evandro Rodney

pico ibituruna Evandro Rodney

O Pico da Ibituruna é um dos melhores lugares do mundo para praticar voo livre, seja paraglider ou asa delta

Tomaram posse na última quinta-feira, 11 de abril, os membros do Conselho Consultivo do Monumento Natural Estadual Pico da Ibituruna para o biênio 2018/2020. A posse aconteceu na Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Doce (Ardoce), no município de Governador Valadares. O Conselho é formado por 11 instituições públicas e privadas, dentre elas, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Governador Valadares (SEMA), o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Governador Valadares (SMDE), a Polícia Militar de Minas Gerias, entre outras.

A posse foi dada pelo supervisor regional da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (URFBio) Rio Doce, Régis Coelho. “O Conselho Consultivo do Monumento Natural Estadual Pico da Ibituruna é atuante e a sua primeira formação ocorreu em 2014. Desde então, o conselho vem realizando, no mínimo, quatro reuniões anuais”, disse.

Para a gestora do Monumento Natural Estadual Pico da Ibituruna, Rosane Nalon, este é um momento muito importante pois o Conselho Consultivo é o principal instrumento de ligação entre a unidade de conservação (UC) e a sociedade. “Ele auxilia o gerente na gestão dos recursos naturais locais e ainda promove a gestão compartilhada com a sociedade. O conselho tem papel fundamental na preservação e no desenvolvimento da unidade onde atuam”, disse.

Ainda segundo ela, apesar do conselho ser consultivo, ele auxilia na tomada de decisões e na execução de atividades, bem como na preservação e conservação do meio ambiente e dos recursos ambientais do Monumento e de sua Zona de Amortecimento.

Algumas atividades importantes tiveram apoio e participação do Conselho Consultivo como na Semana Florestal com o plantio de mudas; na audiência pública sobre confecção de aceiros no Ministério Público; na manutenção de trilhas no Monumento, em cursos de capacitação para moradores e proprietários, com o apoio de parceiros; no desenvolvimento de ações de educação ambiental; na prevenção e combate à incêndios florestais; no apoio ao Turismo e em Eventos como os Campeonatos de down hill, de Paraglider e de Asa Delta.

Para Rosane Nalon, todas essas atividades geram benefícios para a comunidade, sejam eles ambientais ou econômicos. Outro fato importante é que a categoria da Unidade de Conservação Monumento Natural permite moradores em seu interior, bem como em seu conselho consultivo. “Isso contribui para que os moradores da unidade sejam representados, tendo assim, a oportunidade de terem suas demandas ouvidas e atendidas pelo Conselho”, explicou.

Pico da Ibituruna

pico do ibituruna asa delta

Além de ser consagrado como cenário nacional e internacional na prática do voo livre, a vista integra uma beleza singular

O Pico da Ibituruna é uma majestosa pedra negra encravada na planície por onde serpenteia o caudaloso Rio Doce. Ele é ponto de referência na região e pode ser avistado de todos os bairros do município de Governador Valadares, onde está localizado.

O Pico é uma das melhores plataformas de voo livre do Brasil, além de ser o principal ponto turístico da cidade de Governador Valadares. Com 1 .123 metros de altitude acima do nível do mar e 990 metros em relação ao nível do Rio Doce, possui as melhores térmicas (correntes de ar) do mundo e se consagra como cenário nacional e internacional na prática do voo livre. Além deste esporte, a área do pico é propícia para a prática de outros esportes de aventura.

Wilma Gomes