IEF lança Atlas da fauna em unidades de conservação

O primeiro volume do ‘Atlas da Fauna em Unidades de Conservação do Estado de Minas Gerais’ aborda com detalhes a ocorrência das diferentes espécies de mamíferos nessas áreas. O trabalho foi editado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), órgão que integra o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), e está disponível no site da instituição (www.ief.mg.gov.br).

Na obra, executada pela equipe da Diretoria de Pesquisa e Proteção a Biodiversidade, estão presentes mapas e informações sobre a presença de mamíferos nas regiões. Além disso, traz uma avaliação do estado atual das pesquisas e estudo sobre a ocorrência de espécies nas Unidades de Conservação.

Durante a produção do Atlas foram compilados dados de diversas fontes disponíveis, como publicações científicas, planos de manejo, planos de ação, livro vermelho de espécies ameaçadas de extinção e relatórios técnicos. Em 2012 será elaborado o segundo volume do Atlas, enfocado a presença de vertebrados nas unidades de conservação.

Segundo a gerente de Proteção à Fauna, Flora e Bioprospecção do IEF, Sônia Aparecida Cordebelle de Almeida, o trabalho é uma ferramenta para que a sociedade faça uma análise profunda sobre a riqueza de espécies presentes nas unidades de conservação estaduais. “Os dados reunidos no Atlas contribuem para o diagnóstico e o enfrentamento dos desafios que encontramos na proteção da biodiversidade”, afirma.

Sônia observa que qualquer ação efetiva para conservação da biodiversidade requer conhecimento sobre os alvos de proteção e são fundamentais para elaborar políticas públicas de proteção da biodiversidade. “Estudos sobre locais específicos subsidiam a tomada de decisão, que no trabalho de conservação da natureza, tem efeito em escala regional”, finaliza.