Conselho do Parque do Itacolomi e Estação Ecológica do Tripuí toma posse

Novo Conselho Consultivo, empossado nesta quarta-feira (05/11), tem a função de contribuir com a gestão das duas unidades de conservação.

Os novos membros do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Itacolomi e da Estação Ecológica do Tripuí foram empossados nesta quarta-feira (05/11), para o biênio 2008- 2010. A cerimônia aconteceu no Parque, no município de Ouro Preto, sudeste de Minas. Na cerimônia, o diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Humberto Candeias Cavalcanti, destacou o importante papel dos membros.  "Os conselheiros têm o grande desafio de cooperar para a efetiva implantação e cumprimento dos objetivos da unidade e é fundamental esse trabalho conjunto na gestão das unidades", afirmou.

No total, foram empossados 32 membros, entre titulares e suplentes, representantes dos poderes públicos, estadual e municipal, universidades, setor produtivo, sociedade civil, organizações não-governamentais e comunidade do entorno. Os presidentes do Conselho, por determinação legal, são os gerentes das unidades de conservação. Como o Conselho é conjunto, dividem a Presidência o gerente do Parque do Itacolomi, Juarez Távora Basílio, e o gerente da Estação Tripuí, Rafael Magalhães Ferreira.

Na solenidade, Juarez Basílio apresentou as riquezas naturais do Parque, os atrativos históricos e culturais, além dos investimentos na área de lazer, educação ambiental e treinamentos. "Estamos trabalhando para a consolidação de produtos turísticos do Parque e a nossa expectativa é ampliar a interatividade com as comunidades do entorno", explicou o gerente. Juarez comemorou o aumento significativo do número de visitantes à unidade este ano. "Em 2007 recebemos 3.299 visitantes e até setembro de 2008, já contabilizamos 5.664 visitas".

O gerente da Estação Ecológica do Tripuí destacou os principais desafios ambientais da reserva, criada em 1978 para proteger uma espécie rara da fauna ameaçada de extinção, o Peripatus scaciolli. Ele também ressaltou os potenciais e os esforços para transformar a área em um local de referência regional em educação ambiental e treinamento. "Nós temos um potencial histórico e cultural, abrigamos trechos da Estrada Real, além de um rico patrimônio natural", enumerou Rafael Magalhães.

A diretora de Área Protegidas do IEF, Aline Tristão, destacou o esforço do Instituto para implementar a gestão compartilhada nas unidades de conservação e para intensificar o diálogo com a sociedade. "70% das unidades de conservação do Estado têm conselho consultivo implantado", informou.

A primeira reunião ordinária do novo Conselho está prevista para fevereiro de 2009 e será aberta ao público. Os novos conselheiros irão discutir a agenda de trabalho para 2009 e o calendário de reuniões.

Parque Estadual do Itacolomi - Localizado nos municípios de Mariana e Ouro Preto, na região Central de Minas, o Parque foi criado em 14 de junho de 1967. A unidade de conservação abriga o Pico do Itacolomi, que tem 1.772 metros de altitude e era ponto de referência para os antigos viajantes da Estrada Real.

O parque possui uma área de 7.543 hectares de matas onde predominam as quaresmeiras e candeias ao longo dos rios e córregos, além de abrigar muitas nascentes e diversas espécies de animais raros e ameaçados de extinção como o lobo-guará, a ave-pavó, a onça-parda e andorinhão-de-coleira (ave migratória).

Quem visita o parque ainda pode reviver parte dos caminhos trilhados pelos antigos viajantes, que no final do século 18 passavam por ali em busca de riquezas, por meio de trilhas interpretativas. O parque abriga atrativos culturais e históricos de grande relevância como a Casa do Bandeirista, o Museu do Chá, a Capela de São José, as ruínas da Casa de Pedras e da Chácara dos Cintras, além de outras opções de lazer, como tirolesa, campo de futebol e quadra de vôlei.

Estação Ecológica do Tripuí - Com uma área de 337 hectares, a Estação Ecológica do Tripuí localiza-se no município de Ouro Preto e está dentro dos domínios da Floresta Atlântica e do Cerrado. Às margens da rodovia dos Inconfidentes, abrange um sítio de grande beleza cênica, incluindo parte das serras que constituem o Quadrilátero Ferrífero, uma unidade geológica mundialmente conhecida por suas reservas de minério de ferro.

Ascom / Sisema