População discute ampliação do Parque Estadual de Serra Nova, no norte de Minas

Consulta e audiências públicas definem inclusão da Serra do Talhado na unidade de conservação localizado no município de Rio Pardo de Minas, no norte do Estado.

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) realiza consulta e audiências públicas sobre a ampliação dos limites do Parque Estadual de Serra Nova, localizado no município de Rio Pardo de Minas, na região norte do Estado. Pela proposta, a unidade de conservação incluirá a Serra do Talhado e passará a se chamar Parque Estadual Serra Nova e do Talhado.

Serão realizadas quatro audiências sobre o assunto: em Rio Pardo de Minas, no Centro Cultural, no dia 28 de outubro; em Mato Verde, no Ginásio Poliesportivo Baianinho, no dia 29 de outubro; em Porteirinha, no Centro Cultural, no dia 30 de outubro e em Serranópolis de Minas, na Câmara Municipal, no dia 31 de outubro. Todas terão início às 16hs.

Até o dia 08 de novembro de 2008, informações e documentos técnicos sobre a área e a proposta estarão disponíveis para consulta no site do IEF (www.ief.mg.gov.br). Segundo o gerente de Criação e Implantação de Áreas Protegidas do IEF, Silvério da Rocha Seabra, os representantes das comunidades, instituições públicas e privadas de todo o Estado poderão conhecer os projetos e enviar sugestões.

Os documentos com as informações sobre a proposta de inclusão da Serra Telhada à área do Parque Estadual de Serra Nova também estão disponíveis para consulta na Diretoria de Áreas Protegidas, na sede do IEF em Belo Horizonte (rua Espírito Santo, 495, 8º andar, sala 811, Centro); no Escritório Regional Norte do IEF, em Montes Claros (avenida Pedro Álvares Cabral, 900 - Bairro Ibituruna); no Núcleo Operacional do IEF em Janaúba (avenida dos Inconfidentes, 50 - Bairro São Gonçalo), e nas sedes das prefeituras de Rio Pardo de Minas, Mato Verde, Porteirinha, Riacho dos Machados e Serranópolis de Minas. Manifestações sobre a ampliação da unidade podem ser enviadas para esses endereços ou para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Serras

Atualmente, o Parque Estadual de Serra Nova possui área de cerca de 12 mil hectares no município de Rio Pardo de Minas. “A proposta é criar uma unidade de conservação de cerca de 50 mil hectares abrangendo os municípios de Mato Verde, Porteirinha, Riacho dos Machados e Serranópolis”, afirma Silvério Seabra. A unidade de conservação está localizada na Serra do Espinhaço e abriga paisagens muito variadas apresentando os três biomas existentes em Minas: Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga.

A região está inserida nas bacias hidrográficas dos rios São Francisco, Jequitinhonha e Pardo. As inúmeras nascentes localizadas nas Serras Nova e Talhado são importantes contribuintes desses rios e fundamentais para o abastecimento da população local. A nova área a ser protegida abriga ainda o rio Mosquito, um dos mais importantes da região e de potencial turístico expressivo.

Silvério Seabra observa que desde 2003, vem sendo realizados estudos sobre a biodiversidade da região. Em 2007, técnicos do IEF e pesquisadores da PUC Minas 2007 fizeram uma expedição de dez dias à região e observaram 27 espécies de anfíbios, inclusive uma provavelmente nova para a ciência, a Scinax sp. (gr. catharinae). Atualmente, dentro dos limites da Serra do Espinhaço em Minas e na Bahia são reconhecidas 105 espécies.

A incorporação da Serra Talhado ao Parque Estadual da Serra Nova faz parte das ações do Governo de Minas para conservação da biodiversidade do Estado. O Projeto Estruturador “Conservação do Cerrado e Recuperação da Mata Atlântica” vem direcionando recursos e esforços para a recuperação e proteção de áreas. A meta é a criação de 400 mil hectares de áreas protegidas até 2011, sendo 80 mil em 2008. Este ano, já foram criadas duas unidades de proteção integral: o Parque Estadual do Alto Cariri e o Refúgio de Vida Silvestre Mata dos Muriquis, no nordeste do Estado, totalizando cerca de nove mil hectares, além de 35 mil hectares em Reservas Particulares do Patrimônio Natural. Atualmente, Minas Gerais possui 210 unidades de conservação estaduais com cerca de 2,6 milhões de hectares de áreas protegidas.

Fonte: Ascom/Sisema