Parque Estadual do Sumidouro ganha unidade de apoio operacional

O Parque Estadual do Sumidouro ganhou uma sede provisória na Casa Fernão Dias, localizada no povoado Quinta do Sumidouro, no município de Pedro Leopoldo. A edificação faz parte do patrimônio histórico da região, e foi cedida por meio de convênio entre a Prefeitura de Pedro Leopoldo com o IEF, assinado na última quinta-feira (30).

A estrutura conta com salas de exposições, uma pequena biblioteca, um espaço para visitantes. Segundo o gerente do Parque Estadual do Sumidouro, Rogério Tavares, a Casa funcionará como ponto de apoio às atividades do IEF na implantação da unidade de conservação.

sumidouro_31082007

A localidade da Quinta do Sumidouro é considerada um dos primeiros povoados de Minas Gerais e seu conjunto histórico, paisagístico e natural foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA/MG) em 1976.  O pequeno povoado possui um patrimônio onde se destacam as pinturas rupestres, as grutas e os sítios arqueológicos.

A implantação do Parque Estadual do Sumidouro ganhou novo impulso em 2006 com a destinação de recursos provenientes da compensação ambiental decorrentes do processo de licenciamento da linha verde, que liga Belo Horizonte ao aeroporto internacional Tancredo Neves, em Confins.

Segundo Rogério Tavares, o IEF concluiu o trabalho de identificação das ocupações internas e realiza o cadastramento e levantamento de documentação dos proprietários. "Após a identificação das ocupações, as informações serão enviadas à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão para cálculo das indenizações para a desapropriação", informa.

O Parque foi criado em 1980, pelo Decreto 20.375, com o objetivo de preservar o patrimônio cultural e natural existente na região. Além do patrimônio natural, o valor histórico da área do Parque Estadual do Sumidouro é inestimável. A região abriga alguns dos registros mais antigos da presença humana no continente americano.

No Século 19, a região foi estudada pelo arqueólogo dinamarquês Peter Lund que inaugurou os estudos arqueológicos no país e colocaram Lagoa Santa no mapa mundial de áreas mais importantes para a ciência.

O Parque, juntamente com o Parque Estadual Serra Verde, faz parte do Sistema de Áreas Protegidas que faz parte do Plano de Governança Ambiental e Urbanística da Região Metropolitana de Belo Horizonte do Governo de Minas que realizará o ordenamento territorial da região. O Plano inclui ainda a implementação do Plano de Saneamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Ribeirão do Onça.

Data: 31/08/07
Fonte: Ascom Sisema