Conselho Consultivo do Parque Estadual Mata Seca elege seus conselheiros

Foto: IEF/divulgação

Mata seca dentro 2

Conselho Consultivo do Parque Estadual da Mata Seca elege 17 instituições entre orgãos públicos e representantes da sociedade civil

O Instituto Estadual de Florestas (IEF), realizou na tarde de quinta-feira (1/8), no auditório da Prefeitura Municipal de Manga, a eleição para escolha dos novos membros do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Mata Seca para o biênio 2019-2021. Foram eleitas 17 instituições, das quais oito são representantes da sociedade civil e nove de instituições públicas.

A lista das instituições eleitas incluem: Prefeitura Municipal de Manga; Prefeitura Municipal de São João das Missões; Polícia Militar de Minas Gerais do Meio Ambiente; Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa/MG); Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA); Sindicato dos Produtores Rurais de Manga; Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Manga; Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar dos Municípios de São João; entre outras.

Os conselheiros têm a importante missão de discutir os problemas e demandas socioambientais das unidades de conservação, buscando promover a preservação e o desenvolvimento sustentável da comunidade local. “O conselho é um espaço para discutir os problemas da unidade e entorno, apresentar ações, montar projetos e firmar parcerias”, afirmou a coordenadora do Núcleo Regional de Floresta e Biodiversidade do Alto Médio São Francisco, Laíssa Viana.

Ainda de acordo com Laíssa, cada conselheiro, em sua área de atuação, pode ajudar na gestão, para garantir a função do parque como unidade de conservação. A eleição aconteceu após o envio da documentação exigida pelas instituições interessadas, de acordo com edital publicado para essa finalidade. Em seguida, houve a conferência e a habilitação que qualifica as instituições para a vaga.

A próxima etapa é a posse do conselho que ainda não tem data prevista, pois somente poderá ser agendada após a publicação do resultado das eleições no Diário Oficial de Minas Gerais.

O Conselho

O Conselho Consultivo é o principal instrumento de relacionamento entre as unidades de conservação e a sociedade. É um espaço de discussão e negociação dos problemas e demandas ambientais. São os conselheiros que norteiam a gerência nas escolhas e decisões para o melhor andamento das Unidades de Conservação. Essa nova formação do Conselho irá contribuir para que haja mais integração entre as entidades e a unidade de conservação.

A criação do Conselho Consultivo é estabelecida pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) para a implantação de uma gestão integrada e compartilhada entre os órgãos ambientais das esferas federal, estadual e municipal responsáveis pela gestão das unidades de conservação visando contribuir para o planejamento de ações, manutenção e gerenciamento das Unidade. A presidência, de acordo com o SNUC, é exercida pelos gestores das Unidades de Conservação.

O Parque Estadual da Mata Seca

Foto: Evandro Rodney

mata seca dentro

Floresta Caducifólia Decidual, conhecida como Mata Seca deu origem ao nome da Unidade, cuja vegetação apresenta enormes espécimes de Cavanilesia arbórea, a Barriguda, arvore símbolo da Mata Seca

O parque se localiza predominantemente nos municípios de Manga e Itacarambi. A cobertura vegetal da área, no Norte de Minas Gerais, é naturalmente complexa, composta por formações vegetais distintas, dominantemente caducifólias, insere-se na ampla faixa transicional entre os domínios do cerrado e da catinga. Além das formações decíduas, destacam-se florestas perenifólias que recobrem, ainda porções significativas das várzeas dos rios Verde Grande e, principalmente, do Rio São Francisco.

Wilma Gomes