Novo Centro de Triagem de Animais Silvestres será inaugurado em Montes Claros

Foto: Divulgação IEF

Cetas Dentro

O Cetas de Montes Claros recebe, anualmente, cerca de 2.000 animais silvestres

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) assinou termo de cessão de uso de imóvel junto à Prefeitura de Montes Claros, na Região Norte do Estado, por meio do qual o município cede parte do terreno onde funcionava o Zoológico Municipal Amaro Sátiro de Araújo, para instalação de um novo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Atualmente, a estrutura do Cetas Montes Claros funciona em edificação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que é compartilhada com o IEF e atende a 2 mil animais a cada ano.

Com a assinatura, realizada neste mês de junho, a unidade será totalmente administrada pelo IEF e terá sua capacidade ampliada em 50%, passando a receber cerca de 3 mil animais silvestres, por ano. A previsão de conclusão das obras do Cetas, no novo terreno, é dezembro de 2021, com início da operação em 2022. Segundo o IEF, as ações desenvolvidas por meio dos centros de triagem possibilitam a soltura de mais de 70% dos animais em áreas rurais previamente cadastradas, pelo Instituto, para essa finalidade.

Os animais que chegam ao Cetas são recepcionados e manejados por biólogos e médico veterinário, com a finalidade de serem reintroduzidos no ambiente natural. Além de aumentar a capacidade, a nova estrutura permitirá oferecer melhores condições para a recuperação de animais provenientes da entrega voluntária por particulares e das ações de fiscalização e de resgate. Após aprovação do projeto e emissão da autorização de implantação da estrutura pelo IEF, a previsão de entrega das obras é de um ano.

A implantação do novo Cetas é fruto do Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental firmado pela Sada Bioenergia e Agricultura Ltda., no âmbito do seu licenciamento ambiental, com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias dos Rios Verde Grande e Pardo.

O projeto prevê, além das estruturas administrativas, a construção de um centro médico completamente equipado, uma ala para cuidados especiais com filhotes, um espaço de quarentena para isolamento dos animais recém-chegados e viveiros para treinamento de voo e condicionamento físico das mais diversas espécies.

A supervisora da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (URFBio) Norte, Margarete Caires, ressalta que o novo Cetas de Montes Claros é fruto de incessante trabalho do IEF, visando o estabelecimento de parcerias com as entidades públicas e privadas. “É importante destacar a nobre ação da Prefeitura de Montes Claros, de ceder o terreno para construção do futuro Cetas do município e também à diretoria-geral do IEF pelo apoio constante à nossa unidade regional”, salientou.

Segundo o diretor-geral do IEF, Antônio Augusto Melo Malard, a parceria com a Prefeitura de Montes Claros permitirá a construção de um Cetas mais moderno e bem equipado. “A nova estrutura possibilitará um aumento da capacidade de recebimento de animais provenientes de ações de fiscalização das regiões Norte, Jequitinhonha e Alto médio São Francisco, bem como sua reabilitação e soltura”, destacou.

Edwaldo Cabidelli