Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Circuito de caminhadas movimenta programação do PE Serra do Brigadeiro

PDFImprimirE-mail

 

 Foto: Divulgação IEF

CaminhadaBrigadeiro Dentro

O Parque Estadual do Brigadeiro oferece diversas opções de trilhas e diversos níveis de dificuldades

 

Um extenso cronograma de atividades agita o Parque Estadual Serra do Brigadeiro, na Zona da Mata, durante o mês de julho, com caminhadas para todos os públicos que frequentam a unidade de conservação. A programação foi dividida em três níveis de dificuldade, sendo direcionada a “Família”, “Amigos” e “Aventureiros”. 

 

Nos dias 4, 14 e 20 de julho, as caminhadas contam com grau de dificuldade considerado baixo e são voltadas para a “Família”, com duração de cerca de 1h30, partindo do centro de visitantes do parque em direção à Trilha do Muriqui. Já nos dias 7, 14, 20 e 28 de julho, a programação tem nível médio de dificuldade, sendo direcionada para os “Amigos” da unidade de conservação, que irão até o Pico do Grama. A duração aproximada da atividade é de cerca de 3 horas.

 

 Os “Aventureiros” têm sua programação no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro nos dias 14 e 27 de julho com uma trilha com grau de dificuldade alto, que tem previsão de oito horas e 30 minutos de duração, partindo do centro de visitantes até a Pedra do Pato, percorrendo cerca de 6 km. Nos mesmos dias, também acontece uma atividade “Nível Hard”, no Pico do Itajuru, também com grau de dificuldade considerado alto, seguindo um trajeto de 10 km. A concentração será na Praça de Belisário, em Fervedouro.

 

A gerente do PE Serra do Brigadeiro, Rosimeire Belcavelo, destaca a importância destas atividades para a divulgação do parque e conscientização da comunidade sobre a conservação do bioma Mata Atlântica, predominante no território da unidade de conservação. “Divulgando o parque, toda a comunidade do entorno também ganha, pois a vinda de turistas movimenta o comércio e favorece a economia local”, lembra. 

 

As atividades são gratuitas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (32) 3271.7491 ou pelo email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Cada caminhada mantém um público máximo de 15 participantes e ainda contam com vagas abertas. Todas as trilhas são guiadas por servidores do parque que acompanham os participantes ao longo de todo o trajeto.

 

Edwaldo Cabidelli
Ascom/Sisema

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades