Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parque Estadual do Rola Moça tem projeto de astronomia no próximo sábado

PDFImprimirE-mail

Foto: Sidney Maia

Astronomia SidneyMaia

Atividade de observação dos astros, na plataforma astronoômica, no Parque Estadual do Rola-Moça

 

O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), na Região Metropolitana de Belo Horizonte, se prepara para receber mais uma edição do Programa Astronomia no Parque. O evento será realizado no próximo sábado, 15 de junho, com uma palestra relacionada à astronomia, seguida de uma noite de observação na plataforma astronômica.

 

O evento ocorre mensalmente no parque e, de acordo com o gerente da unidade, Henri Collet, reúne um grupo grande de visitantes, cerca de 80 por vez. “Principalmente nos meses de inverno, quando há pouca nebulosidade, é possível fazer uma observação privilegiada. Além disso, a entrada é gratuita”, informou.

 

A atividade tem previsão de início às 18h, com palestra sobre os exoplanetas, no Centro de Visitantes. A ação é coordenada pelo professor de Física do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), Sidney Maia. Logo após a palestra, os participantes fazem uma trilha com destino à Plataforma Astronômica Francisco Prado, onde podem observar os planetas, trânsito de astros, constelações de chuvas de meteoros, dentre outros fenômenos naturais.

 

Para o professor Sidney Maia, o evento é de extrema importância para a comunidade, uma vez que é uma forma de entretenimento associado à diversão e à divulgação científica. “É uma forma de despertar o conhecimento e, quanto mais pessoas falarem de ciência, melhor será o nível cultural da população” disse.

 

Ainda de acordo com o professor, o céu é um patrimônio da humanidade e ele só mostra toda sua magnitude quando está longe da poluição luminosa das cidades. “Isso nos leva a refletir sobre a educação ambiental e o uso consciente da energia”, explicou.

 

O evento Astronomia no Rola-Moça ocorre desde 2009 e é uma parceria do IEF com o Cefet. O Centro Tecnológico fornece a equipe envolvida no projeto, além de ceder os telescópios e binóculos. O IEF cede o espaço e equipamentos audiovisual, como data show, auditório e plataforma de observação.

 

Neste ano ainda acontecem mais quatro edições do evento de astronomia, previstos para os dias 13 de julho, 17 de agosto, 14 de setembro e 5 de outubro.

 

O Parque Estadual da Serra do Rola Moça é um ponto privilegiado no estado de Minas Gerais para a observação de astros. Além da capital, a unidade de conservação abrange os municípios de Brumadinho, Nova Lima e Ibirité. O parque conta com uma área de 3.941,09 hectares.

 

Wilma Gomes
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades