Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Oficina em BH prepara novo Atlas de Áreas Prioritárias para Conservação de MG

PDFImprimirE-mail

Fotos: Emerson Gomes

IMG 20190611 092335610

A Oficina de Consolidação do Projeto Áreas Prioritárias é promovida pelo IEF e reúne especialistas de diversas áreas relacionadas à temática ambiental

 

Os resultados do trabalho para atualização das Áreas Prioritárias para Conservação de Minas Gerais começaram a ser discutidos em oficina que ocorre neste mês de junho, em Belo Horizonte. A Oficina de Consolidação do Projeto Áreas Prioritárias: Estratégias para Conservação da Biodiversidade e dos Ecossistemas de Minas Gerais está sendo promovida pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e reúne especialistas de diversas áreas relacionadas à temática ambiental, com discussões sobre os produtos obtidos nas etapas anteriores do trabalho.

 

O Projeto é uma iniciativa do IEF, que está sendo executada por um Consórcio formado entre a organização não governamental WWF-Brasil, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Fundação Biodiversitas.

 

Entre os dados coletados para o trabalho, a equipe envolvida no projeto reuniu informações sobre 137 ecossistemas, 131 áreas de mananciais, 1.481 plantas, 114 invertebrados, 65 peixes, 36 mamíferos, 33 anfíbios, 20 répteis, 11 aves e 114 invertebrados. O trabalho lançará um olhar sobre as bacias e rios livres, a conservação das bacias de drenagem e ecossistemas aquáticos. Também serão feitas propostas sobre a infraestrutura encontrada dos corpos d´água e os recursos hídricos, observados o abastecimento humano.

 

Nas etapas anteriores, que tiveram início em 2018, foram realizadas consultas amplas e levantamentos detalhados de dados espaciais sobre o meio físico, fauna e flora. O objetivo da etapa atual é analisar, refinar e validar os diversos mapas de áreas prioritárias gerados, bem como validar e indicar recomendações gerais para as áreas selecionadas, observando-se sua aplicabilidade à gestão ambiental pública estadual.

 

A primeira etapa, “Áreas prioritárias: Estratégias para a Conservação da Biodiversidade e dos Ecossistemas de Minas Gerais”, foi realizada nos dias 12 e 13 de novembro de 2018 e trouxe estudiosos para discutir os temas e produzir estratégias para a proteção da natureza. Já a “Oficina de Alvos e Metas para Conservação da Biodiversidade no Âmbito do Projeto Áreas Prioritárias: Estratégias para a Conservação da Biodiversidade e dos Ecossistemas de Minas Gerais” foi realizada no campus da UFMG. A atividade é uma continuação da “Oficina de Custos e Oportunidades do Projeto”, que aconteceu em novembro do último ano. Uma nova oficina para validação dos dados será realizada ainda em 2019.

 

Abertura

 

Malard

O diretor-geral do IEF, Antônio Malard destacou a magnitude do projeto que foi desenvolvido em um ano e contou com 50 colaboradores

 

Na solenidade de abertura da oficina, o diretor-geral do IEF, Antônio Augusto Melo Malard, observou que os resultados que estão sendo obtidos são impressionantes. “Construir um projeto dessa magnitude, em um ano, com 50 colaboradores, é muito mais que satisfatório”, afirmou. Malard lembrou que a primeira atualização foi feita em 2005 e que naquela oportunidade já foi um marco. “Com certeza será uma referência para o país e nós teremos outras atualizações”, ressaltou.

 

A superintendente geral da Fundação Biodiversitas, Gláucia Moreira Drummond, destacou a importância estratégica para Minas Gerais do Projeto. “A primeira edição do Atlas foi elaborada em 1998 e em 2002 foi publicada a DN (Deliberação Normativa) do Copam (Conselho Estadual de Política Ambiental) que deu subsídio para as edições seguintes”, afirmou. “Em 2005, foi feita a última revisão do trabalho”, completou.

 

Glaúcia Drummond se referiu à DN Copam nº 55, de 13 de junho de 2002, que estabeleceu as normas, diretrizes e critérios para nortear a conservação da Biodiversidade de Minas Gerais, com base no documento: "Biodiversidade em Minas Gerais: Um Atlas para sua Conservação”. “O maior ganho é a aproximação com o setor produtivo, que pensa de forma mais atenta à biodiversidade”, afirmou.

 

Também presente à solenidade, o professor Adriano Pereira Paglia, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, observou que o trabalho vem sendo feito de forma a compilar a informação e produzir o melhor modelo possível, o mais consistente para a sociedade. “O IEF permitiu tocar o projeto de forma diferenciada, com o Comitê Executivo se dedicando integralmente, entendendo as demandas e se aproximando dos pesquisadores envolvidos”, destacou.

 

Dentro

A superintendente geral da Fundação Biodiversitas, Gláucia Moreira Drummond, destacou a importância estratégica para Minas do Projeto

 

Projeto

 

O Projeto “Áreas prioritárias: Estratégias para a Conservação da Biodiversidade e dos Ecossistemas de Minas Gerais” é um instrumento de gestão territorial que utiliza critérios técnicos, com a participação de especialistas e da sociedade civil, para definir conjuntos de áreas nos quais há maiores margens de retorno aos esforços de gestão ambiental.

 

O projeto orientará a rotina de decisões do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) na gestão ambiental em Minas Gerais, com dados explícitos, georreferenciados, confiáveis e de alta qualidade. O trabalho permitirá a produção de informações espaciais para subsidiar políticas públicas como a ampliação da rede de áreas protegidas, criação de corredores ecológicos, restauração e fomento florestal, revitalização de recursos hídricos, pesquisa, educação ambiental entre outros.

 

As novas bases de dados geradas permitirão um salto de qualidade na modelagem do comportamento da biodiversidade e provisão de serviços ecossistêmicos associados, aprimorando inclusive, estratégias de mitigação de impactos.

 

A “Oficina de Consolidação do Projeto Áreas Prioritárias: Estratégias para Conservação da Biodiversidade e dos Ecossistemas de Minas Gerais” continua até quinta-feira, 13 de junho, no Hotel Royal Center, em Belo Horizonte, de 9 às 18 horas. O endereço é rua Rio Grande do Sul, 856, Lourdes.

 

Emerson Gomes

Ascom/Sisema

 

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades