Toma posse Conselho consultivo do Parque Estadual de Sete Salões

Foto: Divulgação IEF
PosseConselhoSeteSalões Dentro
Tomaram posse 27 conselheiros, entre titulares e suplentes

Tomaram posse nessa quarta-feira, 28 de novembro, os representantes do Conselho Consultivo do Parque Estadual de Sete Salões, para o biênio 2018-2020. O evento aconteceu no Auditório da Cooperativa de Crédito Siccob Credicope, em Conselheiro Pena.

Foram empossados 27 conselheiros, entre titulares e suplentes, com representação paritária entre o poder público e a sociedade civil. O Conselho Consultivo é um espaço de discussão e negociação dos problemas e demandas ambientais, bem como de sua integração com a sociedade. Tem como objetivo auxiliar o órgão gestor da Unidade de Conservação em sua tarefa de implementar, propor diretrizes, políticas, normas regulamentares e técnicas, padrões e demais medidas de caráter operacional para a preservação e conservação do meio ambiente e dos recursos ambientais, característicos da Unidade de Conservação e de sua zona de amortecimento.

A cerimônia de posse contou com a presença da gerente do Parque Estadual de Sete Salões, Eslainy Aparecida Repossi; do supervisor da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade Rio Doce do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Regis André Nascimento Coelho; do diretor Administrativo do Sicoob-Credicop de Conselheiro Pena, Alex José Medeiros; da Tenente do Sexto Batalhão de Polícia Militar de Resplendor, Thaís Castro; do Comandante do 6º Pelotão dos Bombeiros de Resplendor, Sargento Célio e da Prefeita Municipal de Conselheiro Pena, Eliana Moraes.

PE de Sete Salões

Criado pelo Decreto 39.908 de 1998, o Parque Estadual de Sete Salões possui uma área de 12.520,90 hectares e abrange os municípios de Resplendor, Santa Rita do Itueto, Conselheiro Pena e Itueta.

A Unidade de Conservação caracteriza-se por ser importante remanescente de Mata Atlântica associada a formações de campos rupestres e florestas de candeias. O Parque é uma área bem conhecida na região por seus atrativos naturais, em especial a gruta arenítica, cujos salões podem ser percorridos e admirados em sua beleza.

O relevo montanhoso em vários locais encontra-se recoberto por grandes formações rochosas, que na região servem de marcos de localização e dominam a paisagem local. O ponto culminante do Parque é o Pico de Sete Salões, que compõe a beleza do cenário com seus 1.135 metros de altitude.

Os remanescentes florestais distribuem-se ao longo dos cursos d'água, onde se destacam espécies arbóreas como a peroba, a braúna e o jacarandá. As matas possuem muitos cipós, bromélias e orquídeas, dispostas em nichos ecológicos específicos, ao longo dos estratos de vegetação.

Os campos rupestres são ricos em espécies adaptadas a ambientes de estresse hídrico, com evidência para a diversidade de orquídeas, encontradas nas rochas e no solo exposto das montanhas.

Registros importantes sobre a fauna local já foram feitos, com destaque para o urubu-rei, uma espécie ameaçada de extinção que habita as matas de Sete Salões. Existem também referências sobre espécies de primatas, onças e grande diversidade de aves, que necessitam, prioritariamente, de ambientes florestais para sua sobrevivência.

Milene Duque