Projeto “Vem passarinhar” registra 70 espécies de aves no PE Mata do Limoeiro

Na abertura do Projeto Vem Passarinhar 2018, realizada no último domingo, 24 de junho, no Parque Estadual Mata do Limoeiro, foram avistadas 70 espécies de aves. A unidade de conservação está localizada na Serra do Espinhaço, a cerca de sete quilômetros do Parque Nacional da Serra do Cipó, distrito de Ipoema, em Itabira, e apresenta diversos atrativos turísticos, com destaque para as cachoeiras Três Quedas, Paredão, Gabriel e Lagoa do Limoeiro, e abrigando, ainda, corredeiras, mirantes e grutas.

O Projeto, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG) em parceira com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), tem como objetivo fomentar o turismo nos Parques Estaduais de Minas Gerais. A ação do último domingo contou também com a parceira da Prefeitura Municipal de Itabira e do Circuito Turístico do Ouro.

Conduzidos pelo biólogo e guia de observação de aves, Eduardo Franco, o grupo com mais de 30 participantes percorreu cerca de 4 km na unidade de conservação. Ao longo da trilha foram avistadas 70 espécies de aves, com destaque para o surucuá-variado (Trogon surrucura) e o formigueiro-da-serra (Formicivora serrana), sendo este último de distribuição restrita na Mata Atlântica do sudeste do Brasil – Minas Gerais, Espirito Santo e Rio de Janeiro.

Observação

A observação de aves é uma atividade crescente no Brasil, a cada ano mais pessoas se encantam com o prazer de encontrar e identificar pássaros, seja no quintal de casa ou num parque natural. Praticada há várias décadas na Europa e Estados Unidos, a observação de pássaros envolve crianças e adultos, todos munidos de binóculos ou câmeras, em uma aventura em busca de novas espécies.

Com mais de 1.900 espécies, o Brasil é um dos principais destinos para observadores de aves do mundo todo e, claro, cada vez mais brasileiros se tornam praticantes. Em Minas Gerais não poderia ser diferente: o estado é rico em belezas naturais e cenários exuberantes, coberto por três biomas, Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, abrigando mais de 40% das espécies de aves registradas no país.

Consulte o calendário do Vem Passarinhar 2018.

#vempassarinharMG no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu
Domingo, 08 de julho às 07h - Itacarambi/MG