Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Projeto “Vem passarinhar” registra 70 espécies de aves no PE Mata do Limoeiro

PDFImprimirE-mail

 

Na abertura do Projeto Vem Passarinhar 2018, realizada no último domingo, 24 de junho, no Parque Estadual Mata do Limoeiro, foram avistadas 70 espécies de aves. A unidade de conservação está localizada na Serra do Espinhaço, a cerca de sete quilômetros do Parque Nacional da Serra do Cipó, distrito de Ipoema, em Itabira, e apresenta diversos atrativos turísticos, com destaque para as cachoeiras Três Quedas, Paredão, Gabriel e Lagoa do Limoeiro, e abrigando, ainda, corredeiras, mirantes e grutas.

 

O Projeto, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG) em parceira com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), tem como objetivo fomentar o turismo nos Parques Estaduais de Minas Gerais. A ação do último domingo contou também com a parceira da Prefeitura Municipal de Itabira e do Circuito Turístico do Ouro.

 

Conduzidos pelo biólogo e guia de observação de aves, Eduardo Franco, o grupo com mais de 30 participantes percorreu cerca de 4 km na unidade de conservação. Ao longo da trilha foram avistadas 70 espécies de aves, com destaque para o surucuá-variado (Trogon surrucura) e o formigueiro-da-serra (Formicivora serrana), sendo este último de distribuição restrita na Mata Atlântica do sudeste do Brasil – Minas Gerais, Espirito Santo e Rio de Janeiro.

 

Observação

 

A observação de aves é uma atividade crescente no Brasil, a cada ano mais pessoas se encantam com o prazer de encontrar e identificar pássaros, seja no quintal de casa ou num parque natural. Praticada há várias décadas na Europa e Estados Unidos, a observação de pássaros envolve crianças e adultos, todos munidos de binóculos ou câmeras, em uma aventura em busca de novas espécies.

 

Com mais de 1.900 espécies, o Brasil é um dos principais destinos para observadores de aves do mundo todo e, claro, cada vez mais brasileiros se tornam praticantes. Em Minas Gerais não poderia ser diferente: o estado é rico em belezas naturais e cenários exuberantes, coberto por três biomas, Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, abrigando mais de 40% das espécies de aves registradas no país.

Consulte o calendário do Vem Passarinhar 2018.

 

#vempassarinharMG no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu
Domingo, 08 de julho às 07h - Itacarambi/MG

 

#vempassarinharMG no Parque Estadual Serra do Intendente
Domingo, 5 de agosto às 07h – Conceição do Mato Dentro/MG

 

#vempassarinharMG no Parque Estadual de Nova Baden
Domingo, 2 de setembro às 07h – Lambari/MG

 

#vempassarinharMG no Parque Estadual Serra do Brigadeiro
Domingo, 21 de outubro às 07h – Araponga/MG

 

#vempassarinharMG no Parque Nacional do Caparaó
Domingo, 11 de novembro às 07h – Alto Caparaó/MG

 

Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades