Encontro de alinhamento estratégico reúne 150 servidores do IEF em Minas

Fotos: Valquiria Lopes

Limoeiro 3

Reunião técnica foi realizada no Parque Estadual Mata do Limoeiro, em Ipoema, na Região Central de Minas

O Governo de Minas está investindo em sua política de preservação de reservas florestais e, para isso, promoveu entre os dias 3 e 6 de março uma reunião de trabalho com cerca de 150 servidores do Instituto Estadual de Florestas (IEF). O encontro para alinhamento estratégico de diretrizes foi realizado no Parque Estadual Mata do Limoeiro, no município de Itabira, na Região Central de Minas. Entre os temas tratados, foi discutida a reestruturação interna do IEF resultante do recém-publicado Decreto nº 47.344, que trouxe novas competências e criou outras diretorias e gerências.

Os servidores participantes do encontro estão lotados nos 14 escritórios regionais do IEF, representando, deste modo, todo o Estado de Minas Gerais. “Nossa proposta foi reunir todos os diretores, supervisores, coordenadores e gerentes da sede em Belo Horizonte e dos escritórios regionais nesse alinhamento tão importante para que possamos ter ações padronizadas em todo o estado”, afirma o diretor-geral do IEF, Henri Dubois Collet.

foto de capa redimensionada

Diretor-geral do IEF, Henri Dubois, abriu o encontro destacando importância da padronização do serviço

A abertura do evento contou com a presença da chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Daniela Diniz, representando o secretário Germano Vieira. O subsecretário de Regularização Ambiental, Antônio Malard, também esteve presente na cerimônia e apresentou questões ligadas ao licenciamento e a interface do serviço com o trabalho do IEF.

O Instituto tem como competência desenvolver e implementar a política florestal e de biodiversidade do Estado, com o objetivo de manter o equilíbrio ecológico, a conservação, a preservação, o uso sustentável e a recuperação dos ecossistemas. Na lista de mudanças propostas pelo Decreto 47.344 está a vinda dos atos autorizativos para o IEF, antes atribuídos à Semad. Isso inclui, por exemplo, autorizações ligadas à supressão de vegetação, cadastro e registro de motosserras, tratores e equipamentos ligados à atividade florestal.

Limoeiro 4

Abertura do evento contou ainda com presença de autoridades locais e dirigentes da Semad

RETORNO POSITIVO

A proposta de reunir servidores de todo o estado para alinhar procedimentos foi muito bem recebida pelos participantes. “Essa é uma oportunidade ímpar porque reúne pessoas com conhecimentos diferentes, de toda a cadeia de trabalho, para se chegar a um nivelamento de informações”, afirma o gerente Thiago Gelape, da Gerência de Fomento e Recuperação Ambiental do IEF.

A mesma visão tem o diretor de Administração e Finanças do Instituto, Guilherme Augusto Duarte de Faria, que afirma ter sido o evento uma iniciativa de grande valor. “Toda essa reestruturação interna do IEF, com a volta dos atos autorizativos e outras competências, precisa ser bem assimilada pelos servidores em todo o estado, para que o trabalho seja feito com qualidade, critério técnico e no menor tempo”, diz.

O ganho para nas relações internas de trabalho também foi destaque na visão dos servidores. Coordenadora Regional de Controle, Monitoramento e Geotecnologia da URFBio Metropolitana do IEF, Marina Fernandes Dias, ressalta que o treinamento favorece a humanização, processo tão importante para a qualidade do serviço prestado. “Além da capacitação ser fundamental para essa etapa de transição interna, os servidores podem estreitar as relações profissionais e pessoais”, afirma.

Do mesmo modo, o supervisor Regional Sul do IEF, Amilton Ferreira Vasconcelos, falou do resultado positivo na prestação do serviço. “Com o discurso alinhado entre a equipe de todo o estado, é possível ter mais qualidade e melhor atendimento ao cidadão”.

Valquiria Lopes