IEF apoia evento esportivo na Floresta Estadual do Uaimii

A Floresta Estadual do Uaimii, em Ouro Preto, na Região Central de Minas, será cenário para o Circuito Desafio Extremo Estrada Real – Etapa Uaimii, marcado para 5 de maio. O evento, que conta com o apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), está sendo promovido pela BH Run e ACE Esportes e Eventos e é direcionado aos amantes do trail run e mountain bike. Os aventureiros terão que transpor incontáveis subidas e descidas em estradas de terra, trilhas e asfalto.

Os participantes poderão desfrutar de belas paisagens e superar quatro trajetos disponíveis: 105 km, 77 km, 50 km ou 25 km. Os percursos mais curtos (50km e 25 km) vão abranger parte da zona de amortecimento da Floresta Uaimii. Já os mais longos (77km e 105 km) correspondem ao trecho de uma estrada municipal que passa no interior da Floresta Uaimii, por aproximadamente 16 km.

Para que o evento fosse realizado na Unidade de Conservação foram realizadas reuniões prévias entre o IEF, responsável pela gestão da Floresta, e os organizadores. Os encontros tiveram o objetivo de garantir segurança, conforto e infraestrutura, além de determinar medidas para evitar danos à área protegida.

Foto: Divulgação IEF

FlorestaUaimii

Para efetivação do evento foram realizadas reuniões prévias com o IEF

Para a analista ambiental do IEF e gerente da Floresta Estadual do Uaimii, Júlia Braga, os eventos esportivos proporcionam aos visitantes um momento de conexão com a natureza. “Contribuí, inclusive, para a sensibilização de todos quanto à importância da conservação da área” enfatizou. Ela ressalta, no entanto, que eles não podem causar danos ao meio ambiente.

A Floresta Estadual do Uaimii

A unidade foi criada pelo Decreto S/N de 21 de outubro de 2003, e tem o objetivo de promover e proteger os mananciais para o abastecimento público, além da biodiversidade, as belezas cênicas e os sítios históricos da região. Localizada no distrito ouro-pretano de São Bartolomeu, também tem como premissa a promoção de pesquisas, o manejo florestal sustentável, a recreação, o turismo ecológico e a educação ambiental.

Com 4.398 hectares, a Floresta do Uaimii representa um dos mais destacados conjuntos de ecossistemas altimontanos de Minas Gerais, isolado em uma das mais elevadas e remotas nascentes do Rio das Velhas. Abriga parte de um dos maiores maciços florestais contínuos do Estado, o que possibilita a existência de espécies da fauna e flora consideradas raras e endêmicas, por isso, é considerada como importante unidade de conservação da natureza e espaço territorial dotado de recursos ambientais relevantes.

Possui importante potencial para o uso público, mas por outro lado também possui ambientes muito frágeis. Conforme recomendação de seu plano de manejo, essa condição impõe que o processo de fomento ao uso público da unidade de conservação ocorra de forma gradativa e bem planejada.

A visitação na Floresta deve ser cuidadosamente planejada para que possa cumprir os objetivos de sua criação, além de funcionar como uma ferramenta de sensibilização da sociedade sobre a importância da conservação da biodiversidade e como um vetor de desenvolvimento local e regional.

Segundo Júlia Braga, a Floresta Uaimii constitui importante potencial para o desenvolvimento de atividades de uso público por possuir diversos atrativos naturais. “O IEF tem se esforçado para avançar na implantação desse tipo de atividade e a realização do evento está em consonância com esse objetivo" afirmou a gerente.

Quem tiver interesse em participar, basta acessar o link e conferir o regulamento: http://desafioextremoestradareal.com.br/

Wilma Gomes