Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Astronomia na Serra do Rola-Moça

PDFImprimirE-mail

As inscrições para participação no “Astronomia na Serra do Rola-Moça 2018” estão abertas. O evento de observação de astros na unidade de conservação, localizada na parte Sul da Região Metropolita de Belo Horizonte, começa no dia 14 de abril e tem datas mensais até outubro. A inscrição é gratuita e pode ser feita pela internet, clique aqui .

A atividade tem início às 17h30, com palestra no anfiteatro do Centro de Visitantes do Parque, ministrada pelo professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Leonardo Marques Soares. A programação inclui a observação na Plataforma Astronômica Francisco Prado, em que os participantes têm a oportunidade de avistar as fases da Lua, planetas em oposição, trânsito de astros, passagem de satélites artificiais, chuva de meteoros, dentre outros fenômenos.

Foto: Divulgação IEF

Astronomia1

Durante a observação é possível avistar as fases da Lua, planetas em oposição, trânsito de astros, passagem de satélites artificiais, chuva de meteoros, dentre outros fenômenos

 

“Este ano ainda haverá a exposição Universo em Evolução, no Centro de Visitantes, que já está aberta ao público”, observa a monitora ambiental do Parque, Sabrina Resende. A mostra reúne 17 banneres com imagens e informações sobre a formação do universo e dos corpos celestes. A concepção dos trabalhos é de Augusto Damineli e as ilustrações de Paulo Santiago.

O evento “Astronomia na Serra do Rola-Moça” é realizado desde 2009 e é coordenado pela organização não governamental Astrocultura, com o apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), que administra o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça. 

O Parque Estadual Serra do Rola Moça é um lugar privilegiado para observação dos astros. Localizado nos municípios de Belo Horizonte, Brumadinho, Nova Lima e Ibirité, com entradas pelo Bairro Jardim Canadá, em Nova Lima e Barreiro, em BH.

A unidade de conservação se encontra distante o suficiente de áreas muito urbanizadas para não ser afetada pelas luzes, que dificultariam a observação do céu. Ela, no entanto, está localizada próximo ao Anel Rodoviário da capital, o que permite o acesso para todas as partes da região metropolitana.

“Importante ressaltar que todos os participantes deverão apresentar cartão de vacina para entrada no parque, comprovando a imunização contra a febre amarela”, lembra Sabrina Rezende. O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça está localizado no entorno de áreas onde foram identificados casos da doença na fauna silvestre.

Calendário de palestras e observação do céu do programa Astronomia na Serra do Rola-Moça:
 - 14 de abril

- 19 de maio

- 16 de junho

- 07 de julho

- 11 de agosto

- 15 de setembro

- 27 de outubro

Clique aqui para baixar o folder do Astronomia na Serra do Rola-Moça 2018.

Clique aqui para baixar o Calendário Astronômico 2018.

Emerson Gomes
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades