Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Novas trilhas facilitam acesso a cachoeiras em parques mineiros

PDFImprimirE-mail

Foto: Evandro Rodney
RabodeCavalo - EvandroRodney
Cachoeira Rabo de Cavalo, no Parque Estadual da Serra do Intendente
 
Dois dos mais importantes atrativos turísticos de Minas Gerais ganharam novas estruturas de acesso, o que vai facilitar a chegada de visitantes às cachoeiras de Tabuleiro e Rabo de Cavalo, no Parque Estadual da Serra do Intendente, em Conceição do Mato Dentro. Na unidade de conservação da Região Central de Minas Gerais, os turistas contam agora com escadas, corrimãos e pontes nos trechos de difícil acesso do percurso até as quedas d’água.
 
As estruturas foram inauguradas na quarta-feira, 20 de dezembro, em solenidade que marcou também o retorno da visitação à Cachoeira de Tabuleiro. O ponto turístico estava com acesso fechado desde maio deste ano para a realização de obras de readequação das trilhas. O acesso à cachoeira Rabo de Cavalo já existia, mas foi reestruturado e entregue ao público em julho deste ano.
 
Foto: Arquivo IEF
Novas Trilhas 01 - Arquivo IEF
Corrimão facilitará acesso de turistas a cachoeiras
 
As mudanças nas duas trilhas buscam dar mais segurança a quem visita as cachoeiras, além de melhorar questões relacionadas à localização dos pontos de visita. Para isso, foram instalados corrimãos, pontes, escadas e placas, além de ter sido refeita toda a drenagem dos principais pontos do terreno.
“As novas estruturas permitem melhor acessibilidade e maior segurança aos visitantes. O projeto de readequação tem também sinalização, com informações sobre fauna, flora e geologia do local”, afirma a analista ambiental do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Cristiane Froes, que é responsável pelo acompanhamento do projeto de trilhas da reserva ambiental.
 
Foto: Arquivo IEF
Novas Trilhas 02 - Arquivo IEF
Mirante com vista para a cachoeira de Tabuleiro
 
A recuperação das trilhas é fruto da parceria entre IEF, Prefeitura de Conceição de Mato Dentro e a mineradora Anglo American. Os recursos investidos no projeto – cerca de R$1 milhão – são provenientes de condicionantes estabelecidas no licenciamento ambiental de empreendimento Minas-Rio, da empresa, na região.
 
Tabuleiro
 
O Parque Estadual da Serra do Intendente está localizado no distrito de Tabuleiro, no município de Conceição do Mato Dentro, na Região Central de Minas, a cerca de 260 quilômetros de Belo Horizonte. Tabuleiro é a maior cachoeira do Estado, com 273 metros de altura, e a terceira maior do país. O primeiro lugar nacional é ocupado pela Cachoeira do Aracá, no Amazonas, com 365 metros, e, em segundo lugar fica a cachoeira da Fumaça, na Bahia, com 340 metros.
 
Juntamente com o Parque Nacional da Serra do Cipó e a Área de Proteção Ambiental (APA) do Morro da Pedreira, o Parque Estadual da Serra do Intendente forma um conjunto de unidades de conservação inseridas na Serra do Espinhaço. A cordilheira é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 2005, como Reserva Mundial da Biosfera.
 
Foto: Evandro Rodney
Tabuleiro 02 - Evandro Rodney
Cachoeira de Tabuleiro, no Parque Estadual da Serra do Intendente
 
A unidade de conservação Serra do Intendente é um dos 39 parques estaduais do Governo de Minas, administrados pelo IEF, que garantem a proteção de 500 mil hectares nos três biomas encontrados no estado: caatinga, cerrado e mata atlântica.
 
Emerson Gomes
Ascom Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades