Produtores rurais são capacitados para protegerem nascentes no Nordeste de Minas

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) realizou, no município de Santa Maria do Salto, entre os dias 06 e 11 de novembro, cursos de restauração florestal, com foco na proteção de nascentes. A atividade é uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg).

A atividade foi realizada na comunidade Paxés, com oito produtores rurais, que receberam kits de proteção de nascentes, compostos de material para construção de cercas. “A intenção é que os produtores realizem o cerceamento das nascentes de forma eficaz e segura”, explica a chefe do Escritório Regional Nordeste do IEF, Janaina Mendonça.

Foto: Divulgação IEF
Curso NE 01 - 11112017
Produtores rurais receberam kits e capacitação para proteção de nascentes

“O Curso de Cerqueiro foi ministrado pelo Senar com o apoio da equipe do Parque Estadual Alto Cariri, com o intuito de capacitar os produtores rurais, fomentados pelo IEF, através do programa de recuperação de áreas degradadas”, destaca Janaína.

“O curso é de suma importância, pois colabora para o sucesso da restauração das áreas no entorno de duas importantes unidades de conservação: o PE do Alto Cariri e a Reserva de Vida Silvestre Mata dos Muriquis”, completa.

Emerson Gomes