Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Anfíbios são tema de artigos científicos em publicação do Governo de Minas

PDFImprimirE-mail

A edição mais recente do boletim de divulgação científica MG.Biota, editado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), já está disponível para consulta no site da autarquia do Governo de Minas (www.ief.mg.gov.br). A publicação traz artigos sobre pesquisas realizadas com anfíbios na região da Zona da Mata Mineira.
 
O artigo que abre o volume 10 n.2 da revista é de autoria de Clodoaldo Lopes de Assis e Renato Neves Feio e tem o título “Anfíbios do município de Cataguases”. O trabalho disponibiliza informações sobre a composição e distribuição dos anfíbios na Mata Atlântica encontrados na cidade mineira, onde foram registradas 56 espécies.
 
Já o trabalho “Riqueza de anfíbios em duas áreas do Campus da Universidade Federal de Viçosa” aborda o estudo realizado no período de agosto de 2012 a julho de 2013, que registrou um total de 18 espécies de anfíbios anuros em dois ambientes analisados. O objetivo do trabalho é determinar a riqueza de espécies e sua distribuição, promovendo um monitoramento das espécies e populações, e investigar aspectos ecológicos e reprodutivos. Daniellen Martins Vieira Pires e Renato Neves Feio assinam o artigo.
 
O destaque da MG.Biota é para a Perereca-de-capacete ou perereca-pintada, a Aparasphenodon pomba. A espécie foi descrita em 2013 e tem como característica uma forte ossificação na cabeça, similar a um capacete. Ela é encontrada somente em um único fragmento de Mata Atlântica no município de Cataguases. Os biólogos Clodoaldo Lopes de Assis e Renato Neves Feio são os responsáveis pelo trabalho.
 
O boletim científico MG.Biota é publicado bimestralmente e tem o objetivo de divulgar a biodiversidade mineira e mostrar a necessidade de manutenção das áreas que servem de abrigo para o grande número de seres vivos encontrados em Minas Gerais. A publicação tem distribuição gratuita e disponibiliza informações sobre pesquisas científicas realizadas, principalmente, nas unidades de conservação estaduais.
 
Todas as edições da revista estão disponíveis para consulta no site do IEF, no endereço http://www.ief.mg.gov.br/biodiversidade/mg-biota
 
Emerson Gomes
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades