Proprietários rurais do Nordeste de MG conhecem práticas de produção sustentável

O município de Malacacheta, no Nordeste de Minas Gerais, é um dos pioneiros no programa “Conservação e Produção rural sustentável: uma parceria para a vida!”, desenvolvido pela equipe do Regional Nordeste do Instituto Estadual de Florestas (IEF). A microbacia escolhida abriga nascentes do rio Mucuri do Sul, um dos principais afluentes do rio Mucuri, localizada na APA do Alto do Mucuri e definida como área prioritária para recuperação, pela gestão da unidade de conservação.

A chefe do Escritório Regional Nordeste do IEF, Janaína Mendonça, explica que o munícipio foi escolhido para dar início ao programa em função da governança ambiental avançada que já reúne, com a participação ativa da prefeitura, sindicatos locais, associações rurais, Emater, Escola Família Agrícola do Setúbal , EMBRAPA e o IEF.

Janaína Mendonça observa que já foram realizadas quatro reuniões comunitárias e já existem dez produtores rurais cadastrados no projeto. “No dia 25 de outubro foi realizado o primeiro dia de campo, onde foram ministradas palestras sobre recuperação florestal de microbacias, práticas produtivas sustentáveis, de conservação de solo e água e intervenção legal na propriedade rural”, afirma. Após a parte teórica, os 115 participantes acompanharam a construção de uma barraginha e a recuperação de uma mata ciliar, por meio do cercamento e do plantio de mudas em nível.

Foto: Divulgação IEF
dia de campo 02
A construção de barraginhas foi apresentada aos participantes como uma das técnicas de produção sustentável

Conservação

O programa “Conservação e Produção rural sustentável: uma parceria para a vida!” foi criado pelo IEF Regional Nordeste com o objetivo de promover a recuperação da vegetação nativa, a conservação e recuperação do solo e o fomento às práticas produtivas sustentáveis, em microbacias prioritárias, com foco na “produção de água”.

Para execução do programa o IEF Nordeste identifica e promove a governança ambiental nos municípios, de modo que no âmbito do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável é definida a bacia prioritária de atuação, que pode ser àquela de abastecimento ou a que mais tem sofrido com a escassez hídrica.

Posteriormente são realizadas ações de mobilização social de produtores rurais e cadastramento dos mesmos para o programa de fomento florestal do IEF. Por meio das parcerias são projetadas ações de conservação e restauração florestal, recuperação do solo para o aumento da infiltração da água e combate a erosão, e ainda são fomentadas atividades de produção sustentável, como os sistemas agroflorestais. Entre as atividades do programa está a capacitação dos atores envolvidos, por meio de cursos e dias de campo.

Emerson Gomes