Conselheiros do Parque Estadual da Serra do Cabral tomam posse

Tomaram posse na última sexta-feira (22/09) os conselheiros do Conselho Consultivo do PE da Serra do Cabral para o biênio 2017-2019. A posse aconteceu no Casarão, na sede do Parque e contou com a presença do diretor geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), João Paulo Sarmento.

Foram empossados 30 conselheiros, entre titulares e suplentes, com representação paritária entre o poder público e a sociedade civil. O Conselho Consultivo é um espaço de discussão e negociação dos problemas e demandas ambientais, bem como de sua integração com a sociedade. Tem como objetivo auxiliar o órgão gestor da Unidade de Conservação em sua tarefa de implementar, propor diretrizes, políticas, normas regulamentares e técnicas, padrões e demais medidas de caráter operacional para a preservação e conservação do meio ambiente e dos recursos ambientais, característicos da Unidade de Conservação e de sua zona de amortecimento.

Na oportunidade o diretor geral do IEF, João Paulo Sarmento, reforçou a importância de cada um dos conselheiros no processo de implementação de políticas necessárias ao bom funcionamento da Unidade de conservação. “Espero que esse conselho possa alcançar os objetivos almejados por toda a comunidade no que se refere à conservação e proteção efetiva dos recursos naturais da Serra do Cabral, além de reforçar ainda mais o desenvolvimento turístico e socioeconômico na região”, disse.

Foto: Divulgação PE Serra do Cabral
Posse ConselhoSerradoCabraint
João Paulo Sarmento reforçou a importância do trabalho dos conselheiros

A cerimônia contou, ainda, com a participação dos artistas locais, Douglas Eduardo Fernandes, brigadista da Semad e o professor Darckson Aquino, que realizaram apresentação musical de paródias alusivas ao Parque.

Também estiveram presentes na posse o coordenador de Áreas Protegidas do Regional Centro Norte, Rinaldo José de Souza; o Gerente do Parque, Jarbas Jorge de Alcântara; o prefeito de Buenópolis, Célio Santana; a prefeita de Joaquim Felício, Eliana Collen Pimenta de Abuabara; os vereadores Vander Viveiros e Carlos Mauricio de Almeida, da Câmara Municipal de Buenópolis e o Presidente da Câmara Municipal de Joaquim Felício, João Carlos Da Silva.

Milene Duque