Evento discute aspectos ambientais de sistemas agroflorestais

Será realizado entre os dias 10 e 11 de agosto deste ano o seminário ¨Sistemas Agroflorestais como Instrumento para Recuperação Ambiental: um olhar sobre Minas Gerais¨. O evento é uma parceria do Instituto Estadual de Florestas (IEF) com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Articulação Mineira de Agroecologia.

Os sistemas agroflorestais (SAFs) são consórcios simultâneos ou sequenciais de árvores, intercalados com cultivos agrícolas e animais, que também podem ser utilizados para restaurar florestas e recuperar áreas degradadas, de Preservação Permanente (APPs) e reservas legais. Desta forma, os SAF constituem-se numa alternativa de uso da terra e permitem a geração de renda em áreas de recuperação florestal.

Minas Gerais tem longa tradição na implantação de SAFs nos seus diversos biomas. A diretora de Conservação e Recuperação de Ecossistemas do IEF, Fernanda Teixeira Silva, explica que o IEF, por meio do Projeto de Proteção da Mata Atlântica (Promata) 2 realizou em 2014 um diagnóstico dos sistemas agroflorestais, de silvicultura sustentável e de produtos florestais não madeireiros. “O objetivo é sistematizar de forma participativa as experiências desenvolvidas com essas temáticas na área de abrangência do projeto, com análise dos dados coletados quanto a adequação técnica e sustentabilidade ecológica, impacto social, aparato político, legal e institucional, além de aspectos econômicos e de mercado”, afirma.

Um dos desdobramentos da atividade é a busca de elementos técnicos que embasarão a consolidação de um marco legal que considere o uso e manejo de Sistemas Agroflorestais na recuperação de APPs e áreas de reserva legal em todo o estado. “O Cadastro Ambiental Rural (CAR) que teve grande adesão dos proprietários rurais do estado, e do Programa de Regularização Ambiental (PRA), previsto para o próximo ano, torna urgente trazer tal debate para a sociedade”, observa. “Todas as contribuições para a regularização dos SAFs devem ser consideradas, garantindo que se possa realmente aliar a produção agrícola com a conservação dos recursos naturais”, completa.

As inscrições para o seminário ¨Sistemas Agroflorestais como Instrumento para Recuperação Ambiental: um olhar sobre Minas Gerais¨ podem ser feitas na internet, no Link: clique aqui.

Programação:

10/08 – Auditório 3 do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) – UFMG
13h30min – Mesa de abertura
14h30min – Debates:
- Agricultura Sintrópica, Recuperação Ambiental e Legislação (Fernando Rabelo - ICMBio)
- Sistemas Agroflorestais e Recuperação Ambiental no Cerrado e Semiárido (Andrew Miccolis – ICRAF)
- Sistemas Agroflorestais e Recuperação Ambiental na Mata Atlântica (Patrícia Vaz – Mutirão Agroflorestal)

11/08 – Salas 06 e 07 – 11º andar do prédio Gerais – Cidade Administrativa (somente convidados)
09h00 – Reunião ampliada da Câmara Técnica de Agroecologia e Produção Orgânica do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CTAPO – CEDRAF)

Emerson Gomes