PE Serra Verde realiza mais uma Trilha Trekking Caça às Galhas

Para quem gosta de aventura e de estar próximo a natureza, no próximo dia (05/08), às 8h30, sábado, vai acontecer uma Trilha Trekking-Caça às Galhas no Parque Serra Verde. Na trilha ‘Caça às Galhas’, são exploradas estruturas pouco conhecidas e diversas na natureza e no Serra Verde. A trilha temática tem como finalidade apresentar ao público do parque, diversos temas relacionados com a conservação da natureza.

As trilhas trekking são uma das modalidades desenvolvidas no parque, onde os visitantes são convidados a seguirem pistas através da contagem de passos até chegarem nas estruturas biológicas que serão apresentadas.

Segundo o gerente do Parque Serra Verde, André Portugal Santana, a iniciativa de montar uma trilha na modalidade trekking, que fale sobre botânica surgiu no Serra Verde, devido a sua dissertação de mestrado em Biologia Vegetal pela UFMG. André lembra que as Trilhas Temáticas ocorrem sempre, uma vez por mês e é aberta a todos, cujos temas são planejados pela equipe do parque e lançado, um calendário de trilhas, semestralmente.

As inscrições são gratuitas. Para participar do evento, basta comparecer ao local usando calçados fechados, calça comprida, boné, chapéu, filtro solar, repelente de insetos se necessário, e água. A trilha sairá da sede do PE Serra Verde- Rua Cavalariça n.99, bairro Serra Verde –Belo Horizonte ao lado da Cidade Administrativa de Minas Gerais.

“Para a trilha deste sábado está previsto um percurso bem curto, porém, devido a metodologia de trekking que exige tempo para percorrê-la, demanda o mesmo tempo das demais trilhas temáticas que oferecemos. Durante a trilha há duas paradas para descanso e lanche, além de uma miniapresentação sobre o tema no início da mesma”, disse o gerente.

Santana avalia que “ PESV tem, cada vez mais, se tornado referência em atividades de educação ambiental que conseguem, em sua essência, unir muito bem um momento de lazer em meio ao verde de Belo Horizonte e aprendizado e conhecimento científico, passados pela equipe do parque durante a atividade. Desta forma unindo o homem, a natureza e a cidade, de forma integrada, reforçando a importância das áreas verdes urbanas para os cidadãos metropolitanos.

Importante ressaltar que toda visitação é realizada somente nas áreas públicas no interior do parque, ficando excluídas as áreas particulares ainda não regularizada na Unidade de Conservação (UC). Para participar é necessário fazer a inscrição pelo telefone 31 3455 5266, ou pelo e-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Trekking

Trekking é uma palavra de origem sul-africana que significa seguir um trilho ou o chamado percurso pedestre e fazê-lo a pé. Como esporte está inserido na modalidade de caminhada e ou trilha. O trekking de lazer é uma das modalidades mais praticada no Brasil, principalmente pelos iniciantes porque, além de ser simples, pode ser feito próximo aos centros urbanos.

Para entrar nessa categoria, não há limites de idade ou necessidade de preparo físico especial. O trekking de lazer consiste em sair andando em grupo a fim de explorar a natureza ou cumprir um roteiro. O evento não só proporciona qualidade de vida, como também aborda temas como redução de impactos ambientais, por meio de sensibilização dos participantes quanto a importância da preservação da fauna e da flora.

O Parque

O Parque ocupa uma área de 142,02 hectares e abriga espécies da fauna e da flora nativas, principalmente as ameaçadas de extinção. É rico em recursos hídricos como nascentes, rios e cachoeiras além de possuir formações geológicas típicas da região e de grande importância na conservação dos recursos naturais da região.

Conserva ainda, valores culturais, históricos, arqueológicos e promover estudos e pesquisas científicas, educação ambiental e turismo ecológico. O Parque se destaca no Sistema da Áreas Protegidas, no Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte e é uma área fundamental para a conservação da biodiversidade.

Angela Almeida