Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parque Estadual do Ibitipoca comemora 44 anos

PDFImprimirE-mail

O Parque Estadual do Ibitipoca completou nessa terça (04/07), 44 anos de existência. A unidade de conservação foi criada em quatro de julho de 1973 e é atualmente o Parque mais visitado no Estado, estando entre os dez mais visitados no Brasil. A unidade de Conservação é administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e tem o título de 3º melhor parque da América Latina.

A comemoração dos 44 anos do Parque foi celebrada com a realização de uma missa campal e festejos na praça da comunidade de Mogol. Segundo o gerente do parque, João Carlos Lima de Oliveira, esta data sempre foi comemorada na unidade de conservação, mas neste ano os festejos foram realizados junto à comunidade. “Neste ano, comemoramos junto à comunidade do Mogol, no município de Lima Duarte, visando uma maior integração com a comunidade”, disse.

Mogol é uma comunidade pequena, com mais ou menos 60 pessoas e com poucas casas. Além da missa campal, celebrada às 14 horas, houve a tradicional festa com bolo de aniversário. Participaram do evento os moradores de Mogol e a equipe de funcionários do Parque. O gerente disse que nesta comunidade há uma réplica da antiga capela de Bom Jesus da Serra, que existia no Pico do Pião. “Na década de 1940, a comunidade construiu a réplica e levou a imagem do Bom Jesus da Serra para Mogol”, afirmou.

 
Crédito: Acervo IEF
MissaMogol2
A missa campal em comemoração aos 44 anos do Parque foi realizada na comunidade de Mogol


João Carlos enfatizou que, quanto mais tivermos as comunidades vizinhas com conhecimento do Parque, mais teremos a efetiva conservação da área. “Este aniversário, comemorado pela primeira vez junto à comunidade, trará maior conscientização e maior engajamento dos moradores com o parque”, finalizou.

O Parque

O Parque Estadual do Ibitipoca oferece atualmente quatro circuitos abertos à visitação: Circuito Janela do Céu, o mais procurado, com trechos íngremes e de caminho repleto de grutas, além da belíssima queda d’água; Circuito Pico do Pião e das Águas, com a visitação liberada sem condução ambiental e o Circuito da Ponte Alta das Águas que é permitido somente com acompanhamento de condutor ambiental e no máximo dez pessoas por vez.

 

Crédito: Evandro Rodney
Ibitipoca 01 - Paredão Santo Antonio- Foto Evandro Rodney
O Paredão Santo Antônio é uma das atrações do Parque

 

O Ibitipoca está localizado no Território da Mata, nos municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca. Ocupa o alto da Serra do Ibitipoca, uma extensão da serra da Mantiqueira. Localizado em uma área de 1.488 hectares, está repleto de grutas, trilhas, picos, cachoeiras, belas vegetações e riachos. O nome ‘Ibitipoca ‘, palavra em guarani, significa serra que estoura ou serra estourada, devido à incidência de raios ou grande quantidade de grutas.

A Ponte de Pedra, a Janela do Céu, a Gruta dos Três Arcos e o Pico do Pião são alguns dos atrativos, que abrigam mirantes, praias, piscinas naturais formadas pelos rios do Salto de Vermelho e o Córrego do Monjolinho. O pico da Lombada, conhecido como Ibitipoca, com 1.784 metros de altitude, oferece uma belíssima vista panorâmica.

A fauna é rica, com a presença de espécies ameaçadas de extinção como a onça parda, o lobo guará e o primata guigó. Aparecem os macacos barbado, salão papagaio do peito roxo, o coati, entre outros.

Inúmeras espécies de flora são encontradas na região, como orquídeas, bromélias, candeias, líquens e samambaias. Destacam-se no Ibitipoca as “barbas-de-velho”, uma espécie de líquen verde-água, que pende dos galhos das árvores e causa um belo efeito. Os campos rupestres constituem uma grande extensão de vegetação do Parque.

Visitação

A visitação pode ser realizada todos os dias, de 7 às 18 horas, exceto segunda-feira. No ano passado, o parque recebeu 87 mil visitantes.

As visitas são permitidas pelas trilhas, cavidades naturais, além de observação da fauna e flora e banho de cachoeira.

A unidade de conservação conta com o Centro de Visitantes, Centro de Apoio à Pesquisa, restaurante, lanchonete, loja de venda de souvenires, área de camping, vestiário e estacionamento. Oferece, ainda, escadas, mirantes e outras estruturas nos percursos aos atrativos de visitação.

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Telefone: (32) 3281-1101


Ângela Almeida
Ascom/Sisema










 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades