Trilhas do Serra Verde conciliam aprendizado e diversão

O Parque Estadual Serra Verde oferece, no primeiro sábado de cada mês, as trilhas guiadas, que consistem em passeios pela unidade de conservação, com a exploração de temas diversos relacionados à fauna, flora, solo etc. As atividades são gratuitas e abertas a todo o público.

Para informações sobre como participar, horários e recomendações, aguarde programação mensal ou entre em contato pelo telefone: (31) 3455-5266.
A visitação de grupos fechados (escolas etc.) deve ser previamente agendada.

PROGRAMAÇÃO:
04/07 (08h30) Trilha Trekking "Caça às Galhas"
01/08 (08h30) Trilha dos Rastros
12/09 (08h30) Trilha do Solo
03/10 (08h30) Trilha Trekking "Caça às Galhas"
07/11 (08h30) Trilha da Água
10/12 (19h) Trilha Noturna

PONTO DE ENCONTRO: Sede do PESV, no Centro Comunitário do Serra Verde. Rua João Batista Fernandes, nº 85, bairro Serra Verde, BH.

RECOMENDAÇÕES: Trazer água, usar calçado fechado, chapéu/boné, calça comprida e usar filtro solar (lanterna na Trilha Noturna).

SOBRE AS TRILHAS:
Trilha Trekking Caça às Galhas: Há sempre uma nova forma de se realizar uma caminhada, e o trekking é uma maneira de se trilhar conciliando aprendizado e diversão. Na “Caça às galhas”, são exploradas estruturas pouco conhecidas, mas muito diversas na natureza e no Parque Estadual do Serra Verde. O objetivo é introduzir noções desta modalidade esportiva e apresentar as fascinantes estruturas das galhas.
Trilha dos Rastros: Os mamíferos são animais de difícil visualização. Uma maneira interessante de descobrir se existe a presença do animal nas florestas é a busca por pistas, como pegadas, trilhas e tocas. O objetivo da trilha é apresentar aos participantes a fauna local através de pistas deixadas pelos animais no ambiente.
Trilha do Solo: Nesta trilha, o foco é o solo, recurso do qual dependem não apenas a biodiversidade, mas também os recursos hídricos e a própria sobrevivência do homem. Ao longo da caminhada, o visitante poderá conferir, com o auxílio de dinâmicas e experiências, a diferença entre áreas com solos degradados e preservados, como ocorre tal degradação e como isso afeta tanto os ambientes naturais quanto os urbanos.
Trilha Noturna: Os animais brasileiros, em sua maioria, são discretos e pouco vistos, com maior período de atividade durante a noite. Por isso, a equipe do Serra Verde realiza, trimestralmente, a caminhada noturna. O objetivo é apresentar aos participantes a fauna noturna e a dinâmica da vida selvagem durante este período.
Trilha da Água: O objetivo da caminhada é visitar os principais cursos d'água da Unidade de Conservação, abordando o histórico do uso da água na região e a atual situação dos corpos d'água que banham o PESV.

Divulgação Serra Verde

Trilha materia2