Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parque do Brigadeiro divulga processo eletivo para novo Conselho Consultivo

PDFImprimirE-mail

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) irá realizar eleições para a formação do novo Conselho Consultivo do Parque Estadual Serra do Brigadeiro. Podem participar do processo representantes de órgãos públicos e da sociedade civil, os eleitos cumprirão um mandato de dois anos. Estão disponíveis no processo 19 vagas para titulares e o mesmo número para suplentes.


O Conselho Consultivo é um fórum de discussão compartilhada das demandas sociais e ambientais da unidade de conservação.  Os conselheiros promovem a integração do parque com a sociedade, colaborando com o desenvolvimento sustentável da comunidade local. Os eleitos irão trabalhar na formulação de propostas relativas à gestão do PESB, acompanhar e opinar e propor ações sobre o Plano de Manejo, além de discutir e sugerir programas e ações prioritárias para o Parque e seu entorno, dentre outros.

De acordo com a mestranda em agroecologia e secretária administrativa do PESB, Ana Mendes, o conselho discute ações conjuntas com a comunidade no sentido de minimizar os impactos ao meio ambiente. O trabalho possibilita que a população esteja mais engajada aproximando comunidade e segmentos sociais.

O PESB irá realizar reunião para tratar do tema no dia 06 de fevereiro de 09h às 12h. O encontro ocorre nas dependências da Unidade. O Parque está localizado na BR 482, km 15, que liga as cidades de Araponga e Fervedouro. O objetivo do encontro é retirar dúvidas referentes ao processo e conferência de documentos.  As inscrições para participar do processo eletivo estão abertas até o dia 25 de fevereiro.

Clique aqui e confira o edital

O Parque

Foto: Evandro Rodney

_dsc3053

O Parque é refúgio de espécies ameaçadas de extinção, como a onça-pintada

Criado em 27 de setembro de 1996 a unidade de conservação está localizada na região da Zona da Mata, a cerca de 290 Km de Belo Horizonte. Foi aberto à visitação em março de 2005.

A UC possui inúmeras nascentes, que contribuem de maneira significativa para a formação das bacias hidrográficas do Rio Doce e do Paraíba do Sul. O local também é refúgio de espécies da fauna ameaçadas de extinção, como o sauá, o mono carvoeiro ou muriqui, a onça-pintada, a jaguatirica, o sapo-boi. Diversas espécies de aves também podem ser observados, como o pavó, o papagaio-do-peito-roxo, o gavião-pomba, o tucano-do-peito-amarelo, o trinca-ferro e a araponga.

A infraestrutura do Parque é composta por centros de pesquisa, posto da polícia ambiental, laboratórios, alojamentos para pesquisadores, Centro de Visitantes e de Administração, residências, além das residências de funcionários. A sede da ‘Fazenda Neblina', antiga construção colonial, sede da Fazenda onde hoje se localiza o Parque, foi reformada e transformada em casa de hóspede.

Leandro Félix
Ascom Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades