Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parque Estadual Nova Baden comemora 19 anos

PDFImprimirE-mail

O Parque Estadual Nova Baden (PENB), situado na cidade de Lambari, região sul de Minas, comemorou, no último dia 27, 19 anos de criação. A Unidade de Conservação é um importante abrigo para a conservação das águas e da Mata Atlântica na região Sul de Minas.

De acordo com a Analista Ambiental do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Evânia Santana, além de proteger as matas e nascentes, o Parque também estimula pesquisas científicas em prol da conservação ambiental. “Temos trabalhos sobre espécies endêmicas da Mata Atlântica e ameaçadas de extinção, como as centenárias araucárias (Araucaria angustifolia), os macacos bugio (Alouatta guariba) e sagui da serra escuro (Callithrix aurita) e a perereca de folhagens (Phasmahyla cochranae)”, destacou.

Foto: Mário Sacramento

phasmahyla cochranae

A perereca de folhagem (Phasmahyla cochranae), ameaçada de extinção, é uma das espécies pesquisadas no Parque


A gestão do Parque é reforçada por seu Conselho Consultivo, formado no ano de 2008, e que atualmente passa pelo processo eleitoral para renovação de seus membros. O Parque, localizado na região do Circuito das Águas, estimula a participação efetiva da sociedade, garantindo a troca de conhecimentos para a gestão adequada da Unidade.
Outro ponto de destaque é o Plano de Manejo, elaborado em 2010. O documento possibilitou a realização de diagnósticos dos recursos naturais locais, norteando ações para a conservação da biodiversidade. “É gratificante presenciar o crescimento do Parque e ver como cada vez mais ele se torna parte importante da região perante a comunidade. O papel do Nova Baden é sensibilizar a população para um futuro melhor, e estamos conquistando isso”, ressalta Evânia Santana.

O Parque

Nova Baden possui uma área de 214,47 hectares. Várias nascentes existem no interior da mata, sendo a mais importante a cachoeira Sete Quedas. A Unidade conta, também, com a Trilha dos Palmitos e a Trilha dos Troncos onde é possível contemplar as belezas naturais da Unidade, que abriga valiosos exemplares da fauna e a flora da Mata Atlântica.

Localizado no município de Lambari, região Sul de Minas, o PENB possui infraestrutura para atendimento ao visitante com destaque para o Centro de Visitantes que possui auditório para 90 pessoas, salas para reuniões e posto para a Polícia de Meio Ambiente. O Centro ocupa o casarão que era a sede da Fazenda de Américo Werneck, construído no século XIX. Atualmente, a Unidade recebe cerca de 300 visitantes por mês.

História

O nome do Parque é uma referência ao alemão Américo Werneck, da cidade de Baden-Baden. Precursor nas questões ambientais, Werneck, que era fruticultor desenvolveu vários projetos de aproveitamento racional das estâncias hidrominerais.

Descontente com a política local, Werneck, deixou a cidade e não retornou para reaver suas terras, o que levou o Estado a se apropriar da Fazenda, transformando-a em uma área de proteção ambiental em 1974. O Parque Estadual de Nova Baden foi aberto à visitação em 1995 e foi criado para proteger a biodiversidade e desenvolver condições para a pesquisa, educação ambiental e a prática do ecoturismo.




Leandro Félix
Ascom Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades