Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Buenopolis sedia 1° seminário sobre sustentabilidade na Serra do Cabral

PDFImprimirE-mail

A cidade de Buenopolis receberá nos dias 7 e 8 deste mês o 1º Seminário Conservação, Desenvolvimento e Sustentabilidade na Serra do Cabral. O evento é realizado pelo Instituto Espinhaço, com o apoio do Sistema Estadual de Meio ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). A programação trará aos participantes questionamentos sobre educação ambiental, pesquisa, conservação, gestão entre outros.
 
O objetivo do encontro é aproximar e fortalecer iniciativas de preservação e desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável na Serra do Cabral. Através dos debates, palestras e mesas redondas, pretende-se criar uma rede de colaboradores para a criação de ações a serem implantadas na região.
 
É esperada a participação de gestores públicos e privados, ONG’s locais e regionais, além de representantes do poder público e profissionais e demais interessados nas questões ligadas à sustentabilidade na Serra.
 
Parque estadual da Serra do Cabral

Criado a partir do Decreto 44.121, de 29/09/05, o PESC conta com 22.494,1728 hectares abrangendo os municípios de Buenopolis e Joaquim Felício. Localizado na região centro-norte do Estado, na serra de mesmo nome que faz parte da Cordilheira do Espinhaço, o parque tem altitudes que variam entre 900 e 1300 metros. A Serra é um divisor de águas entre os rios das Velhas e Jequitaí, ambos afluentes da margem direita do rio São Francisco.

A vegetação local é composta de veredas, matas e cerrado. Há ocorrência de sempre-vivas e palmito doce (Euterpe edulis). Na fauna destaca-se a presença de antas (Tapirus terrestris), espécie ameaçada de extinção.  O Parque abriga muitas nascentes, entre elas a dos córregos Riachão Embaiassaia, responsáveis pelo abastecimento das áreas urbanas dos municípios de Buenópolis e Joaquim Felício, respectivamente. Destaca-se o grande número de sítios arqueológicos pré-históricos existentes.

Confira aqui a programação

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades