Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Plano Municipal De Conservação e Recuperação da Mata Atlântica - PMMA

PDFImprimirE-mail

 

Durante os anos de 2015 e 2016, o Instituto Estatual de Florestas - IEF, por meio da sua unidade regional Nordeste e com a parceria do Projeto de Proteção da Mata Atlântica -Promata II, incentivou a prefeitura de Teófilo Otoni na construção do 1º Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica – PMMA.

Trata-se de um instrumento de gestão que traz informações consolidadas e organizadas sobre a situação da Mata Atlântica no município, permitindo ao gestor, por sua vez, um maior conhecimento sobre o seu território, o que reforça a possibilidade de captação de recursos para investimentos no desenvolvimento conservação do referido bioma. O PMMA está previsto na Lei da Mata Atlântica – 11.428/2006.

O PMMA em Teófilo Otoni foi construído em quatro etapas:

- A primeira fase foi a de diagnóstico que objetivou o levantamento junto à população sobre informações da vivência de cada comunidade com o bioma, a forma como produziam, a infraestrutura existente como saneamento básico, gestão dos resíduos urbanos e abastecimento de água. Todas as informações foram registradas, sendo que foram realizadas, no total, 11 (onze) oficinas com comunidades ruais.

- A segunda fase foi a realização de uma reunião cujo objetivo foi observar, discutir e analisar os aspectos levantados na primeira fase de diagnósticos.

- A terceira fase consistiu na geração de um planejamento apontando as prioridades no que diz respeito à conservação da Mata Atlântica e a construção de cronograma para execução das ações apontadas.

- A quarta fase foi a validação e aprovação do PMMA pelos atores envolvidos e CODEMA.

Durante as oficinas foram selecionados 55 fragmentos de Mata Atlântica para conservar e outros 55 fragmentos para recuperar, estando dentro destes fragmentos APPs de rios e córregos, áreas formadoras de nascentes e outras áreas relevantes para proteção e manutenção dos recursos hídricos.

Para acessar o 1º Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica – PMMA, clique aqui.

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades